As lapides tumulares da ordem 3ª do carmo de cachoeira antologia da morte

1377 palavras 6 páginas
AS LAPIDES TUMULARES DA ORDEM 3ª DO CARMO DE CACHOEIRA ANTOLOGIA DA MORTE

Jomar Lima da Conceição - Graduando em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/CAHL.

Resumo

A importância das lápides tumulares, não se resume ao valor histórico e patrimonial, nem tão pouco de serem as únicas no Brasil a formar um conjunto, mas sim a forma de ilustrar e decodificar o homem/sociedade barroca; elas servem para nortear as características e os limites desse homem baiano do século XVIII.
Palavras-chave: Lapides, Tumulares, Iconografia, Barroco, Rococó,

Abstratct

The importance of lápides tumulares, not merely historical value and assets, nor are the only in Brazil to form a whole, but the way to illustrate and decode the man/society baroque; they serve to guide the characteristics and limits of this man century XVII Bahia.
Word-key: gravestone, tumulares, iconography, baroque, rococo

Para entender a sociedade latina é necessário buscar a sua “origem” barroca colonizadora e identificar os traços culturais herdados da colonização.
O grande período intitulado de Idade Média, vai ser fundamental para esse entendimento, pois caracteriza o “homem descobridor do Novo Mundo”.
Deus como centro de tudo – teocentrismo – vai nortear esse ser europeu responsável direto pela catequização e evolução do “outro mundo”. A forma de visualização do outro pressupõe uma opressão da cultura.

Através de uma tradição européia, a teatralização vai ser a chama do barroco que irá arrebentar o indígena e os fidalgos aqui estabelecidos.
Elementos como a fragmentação da forma e ofuscamento da visão do todo vão ser de relevante importância para a formação do inconsciente coletivo do brasileiro. A peculiaridade de viver da morte é uma das heranças da ideologia barroca viva até hoje.
Entender o processo de libertação da America Latina, tão diferente da America do Norte é identificar uma nostalgia latina em conservar suas as tradições vivas e

Relacionados

  • Qualqeru
    68701 palavras | 275 páginas
  • Arqueologia, Etnologia e Etno-história em Iberoamérica
    106996 palavras | 428 páginas