As interações sociais e as estruturas sociais

Páginas: 6 (1460 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
As Interações Sociais

Aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos individuos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, masambos não conversam, não está havendo interação social (embora a presença de uma das pessoas influencie as vezez, um pouco o comportamento da outra).
Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensaveis a associação humana. Os individuos se socializam através dos contatos e da interação social. A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoae um grupo ou entre um grupo e outro.
pessoa ↔ pessoa
pessoa ↔ grupo
Grupo ↔ grupo

A interação assume formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Da mesma forma, uma pessoa comprando e outro vendendo, estabelecem uma relaçãoeconômica. Além dessas, as relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares e etc.
A forma mais típica de interação social é aquela em que há influência recíproca entre os participantes. Mas alguns autores falam de interação social quando apenas um dos elementos influência o outro. Isso acontece quando um dos polos de interação está respresentado por um meio decomunicação apenas físico, como a televisão ou o livro. Ocorre, nesse caso, uma interação não recíproca. Neste tipo de interação, apenas um dos lados influência o outro. A interação social é o modo de relacionamento entre os indivíduos e entre os grupos sociais que compõem a sociedade. A estrutura social determina, em parte, a existência, as características e os comportamentos dos grupos sociais e dosindivíduos. Mas, os indivíduos e os grupos também podem influenciar e até mesmo mudar a estrutura social.

Estrutura Social

A estrutura de uma sociedade refere-se à organização das partes ou unidades que a compõem. A estrutura total é constituída pelo conjunto das diversas partes inter-relacionadas. O agrupamento de indivíduos, de acordo com as posições que resultam dos padrões essenciais derelações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade (Cf. Brown e Barnett).A realidade social revela padrões, ou estruturas, que dá a cada um de nós, um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como nós devemos pensar e agir. Embora a realidade social não tenha a organização de uma colméia, ela não deixa de ser organizada; se não o fosse, não saberíamoscomo agir, e constantemente ficaríamos incertos às prováveis reações dos outros. Sem estrutura, o mundo social é o caos. Desde que os homens deixaram a caça e a colheita como modo de subsistência, eles nunca mais alcançaram o mesmo equilíbrio entre a liberdade e a autonomia, por um lado, e a ordem e a estabilidade por outro lado. A vida social é um constante cabo-de-guerra entre o nosso desejo de serlivre e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social. Estrutura social é, definitivamente, composta de status, que é o lugar que ocupamos, em um sistema de posições interligadas.

A estrutura compõe-se de:
Ordens ou esferas institucionais (ordem religiosa, ordem econômica, ordem familiar, ordem cultural, ordem política, ordem jurídica, ordem militar etc.);
Classes sociais, castas egrupos de status.
O oposto da estrutura social seria:
Falta de regularidades (comportamentos idiossincráticos, por exemplo);
Ausência de limitações externas (possibilidade total de escolha individual e racional).

Partindo da analogia de um relógio: um relógio é mais do que a soma das suas peças. Se você tem um relógio à mão ao ler isso, desmonte-o. Reúna todas as peças e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais
  • As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais
  • IDENTIDADES, PAPEIS INTERAÇÕES E ESTRUTURAS SOCIAIS
  • Fichamento sobre interações sociais e a estrutura social
  • Aula
  • Interações sociais
  • interaçoes sociais
  • Interações sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!