Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de umsistema complexo de interações sociais.
Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privadode sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidade e a capacidade para opensamento e a ação independentes.
O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e dacomunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações sociais. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social,que são chamadas de processos sociais.
Entre os principais processos sociais estão a cooperação, a competição, o conflito, a acomodação e a assimilação.
Existe uma importante interação social entre os homens, a que se denomina de poder. O poder pode ser tomado como a capacidade que possuem os indivíduos, ou grupo social, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Intera%C3%A7%C3%B5es-Sociais-a-Estrutura-Social/88236.html

MLA

"As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Intera%C3%A7%C3%B5es-Sociais-a-Estrutura-Social/88236.html>.

MLA 7

"As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Intera%C3%A7%C3%B5es-Sociais-a-Estrutura-Social/88236.html>.

CHICAGO

"As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Intera%C3%A7%C3%B5es-Sociais-a-Estrutura-Social/88236.html.