As instituições regualdoras da auditoria no brasil

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
AS INSTITUIÇÕES REGUALDORAS DA AUDITORIA NO BRASIL.

 Histórico da Auditoria no Brasil:
Com o surgimento da globalização e expansão dos mercados resultando no acirramento da concorrência, as empresas tiveram que investir em tecnologia e aprimorar os controles e procedimentos internos, com o interesse de reduzir custos e tornar seus negócios mais competitivos.
Entretanto, a necessidade decapitais para investimentos tornou necessária a captação de recursos de terceiros. Para que terceiros disponibilizassem recursos, exigiam que as demonstrações financeiras da entidade fossem analisadas por profissionais que não tivessem ligação com a mesma, ou seja, alguém independente. Surge então à profissão do auditor, profissional responsável emanalisar as contas e emitir uma opinião.
Em síntese, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.
No Brasil, a auditoria surgiu na época colonial, quando o juiz era a pessoa de confiança do rei, designada pelaCoroa portuguesa para conferir o recolhimento dos tributos ao tesouro, reprimindo e punindo fraudes. E no decurso do sistema capitalista, a expansão comercial e a forte concorrência, despertaram nas empresas, antes familiares, a necessidades de aumentar suas instalações, investir em tecnologia e aperfeiçoar os controles e procedimentos internos, como por exemplo, a redução de custos, com a intençãode tornar seus produtos mais competitivos no mercado. Para a consecução desses objetivos, tornou-se necessário atrair recursos de terceiros, por meio de empréstimos em longo prazo e abertura do capital social a novos acionistas.
Os investidores precisavam obter informativos sobre a situação financeira e patrimonial, a solvência e a gestão dos recursos da empresa para avaliara segurança, o graude liquidez e a rentabilidade. Assim, as demonstrações contábeis tornaram-se os informativos mais importantes, e para maior segurança, os investidores passaram a exigir que as demonstrações fossem examinadas por profissionais independentes e de capacidade técnica reconhecida, a exemplo do que já era realizado nos Estados Unidos da América, na Inglaterra e em outros países desenvolvidos. No ano de1931, através do Decreto nº 20.158, a profissão de guardador de livros passou a ser regulamentada, no que se incluía a função de auditor. E no ano de 1945, por ocasião da lei nº' 7.988, foi criado o curso de Ciências Contábeis, de nível superior, e de Técnico, de nível médio, tomando a Auditoria uma prerrogativa daquele profissional. Até então, os trabalhos deauditoria, no Brasil, eram escassos e necessários apenas para o controle administrativo e à formulação de pareceres sobre balanços, ainda como atos formais.
Até que com o final da segunda guerra mundial, os escritórios estrangeiros, acompanhando as instalações de empresas no país, convenceram o empresariado nacional sobre a importância do trabalho de auditoria, e no ano de 1976, com o advento da Lei nº6.404, o parecer do auditor independente nas demonstrações contábeis das companhias abertas tornou-se obrigatório e impulsionou a auditoria brasileira.

No Brasil, o surgimento do mercado de auditoria está relacionado com influências específicas, entre as quais:

▪ a instalação de filiais e subsidiarias de firmas estrangeiras;

▪ necessidades de financiamentos de empresasbrasileiras através de entidades internacionais;

▪ crescimento dos negócios (necessidade de capital de giro e investimentos fixos), descentralização e diversificação de atividades econômicas;

▪ evolução do mercado de capitais;

▪ criação das normas de auditoria para instituições financeiras, determinadas pelo Banco Central do Brasil em 1972;

▪ criação da CVM - Comissão de Valores Mobiliários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria interna em instituicoes publicas
  • A Importacia da Auditoria nas Instituições Financeiras
  • Auditoria nas Instituicoes Financeiras
  • Instituições, retoricas e o bacharelismo no brasil
  • Os Juros e as Instituições Financeiras no Brasil
  • Instituições, retórica e o bacharelismo no brasil
  • Instituições educacionais no brasil
  • Instituições escolares no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!