AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS NO FEMININO EM AFRICA
O Caso particular de Angola do séc. XIV ao séc. XX, Aspectos Histórico – Antropológicos, Sociais – Jurídicos e Espirituais

“A mulher é o braçoagrícola, a geração; a dona dos filhos e a mestra da casa.
Os filhos e a terra são, realmente, os dois pólos em termos dos quais gira a vida da mulher Lunda.”
É bem verdade que desde a mas remotaantiguidade em África, as questões relacionada com a terra, a obtenção, propriedade e manutenção dela, esta ligada a mulher e ao arquétipo da feminilidade, aspecto que tende a se perder em algumasregiões africanas devido a aderência ao chamado direito positivo por intermédio da colonização.
Em todas as sociedades africanas a mulher representa o ponto fulcral e central da organização dequalquer comunidade organizada, sendo ela a primeira formadora dos filhos, quem legitima o seu posicionamento na comunidade, geradora por excelência; logo esta questão esta intrinsecamente ligada afeminilidade e a fertilidade, o que dá a mulher um papel eminentemente sagrado.
Desta feita, a relação da terra com a mulher enraíza-se em concepções remotas engendradas de acordo com a natureza feminina esegundo as quais lhe são congénitas as faculdades de fecundidade e de fertilidade.
“Os indivíduos femininos são mulheres desde que nascem, os indivíduos masculinos são apenas homens, no conceitoviril do termo, somente depois do Ritual de Iniciação Masculina”. Razão pela qual, afirmamos que a condição da mulher faz dela por natureza das suas atribuições (pelo menos em Africa) uma instituiçãoem si mesma. Se por um lado a “Mulher Nasce”, por outro lado o “Homem Faz-se”.
É nosso propósito nesta dissertação, falar-mos de forma abrangente do papel desta instituição imemorial em África (amulher). Vamos falar deste dela não com conceitos eurocêntricos, mas fazendo uma perspectiva pluri e multidisciplinar (histórica, antropológica, sociológica, jurídica), recorrendo essencialmente a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). As instituições femeninas em africa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Institui%C3%A7%C3%B5es-Femeninas-Em-Africa/898593.html

MLA

"As instituições femeninas em africa" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Institui%C3%A7%C3%B5es-Femeninas-Em-Africa/898593.html>.

MLA 7

"As instituições femeninas em africa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Institui%C3%A7%C3%B5es-Femeninas-Em-Africa/898593.html>.

CHICAGO

"As instituições femeninas em africa." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Institui%C3%A7%C3%B5es-Femeninas-Em-Africa/898593.html.