As infuencias da guerra fria na america latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais – FAJS
Curso de Relações Internacionais



Thiago Barbosa Silva



A guerra fria e sua influência política, econômica e social nos países latino-americanos



Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Monografia I do curso de RelaçõesInternacionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Orientador: Prof. Frederico Seixas Dias




Brasília, DF
Maio de 2011
1) Tema e delimitação:
Inicialmente, cumpre ressaltar que, hodiernamente, as relações internacionais consubstanciam-se em um retrato do relacionamento advindo das grandes Organizações Internacionais, donde se verifica que um Estado possui a capacidade deinfluenciar outro através de suas decisões políticas, econômicas e sociais.
No presente trabalho, procurar-se-á obter a análise de teóricos do campo, à luz de diversas óticas, acerca da influência da Guerra Fria na comunidade internacional, especialmente entre os países latino-americanos.

2) Objetivo geral:
Analisar, através do estudo das relações entre os países latino-americanos e o Brasil, comoinstituições internacionais se portavam anteriormente ao início da Guerra Fria e durante sua existência, bem como os comportamentos verificados após o término da guerra.
Tem por finalidade, ainda, demonstrar todo o resultado ocorrido pela tensão proporcionada entre os países americanos durante a Guerra Fria, especialmente pelo Brasil, durante a década de 1960, porquanto, em suas ações, demonstrouuma grande aderência ao sistema comunista, distinguindo-se, assim, dos conceitos trazidos pelo capitalismo latino-americano.
Pretende este trabalho examinar, de maneira sistemática e profunda, tão basilar tema, procurando lançar sobre ele a luz do esclarecimento, partindo da conceituação sócio-política, da caracterização e da importância do tema na sociedade atual.

3) Problema de pesquisa:Entender como se deu e quais foram as consequências da Guerra Fria nas relações políticas entre os países latino-americanos.

4) Revisão bibliográfica:
Explanando acerca do contexto histórico no qual iniciou-se o período denominado Guerra Fria, o Professor Bernardo Kocher, em seu artigo A Guerra Fria (2003), ensina que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sai fortalecidapoliticamente da II Guerra Mundial, mas bastante atingida no plano interno: cerca de vinte milhões de vítimas humanas, mais de quinze grandes cidades destruídas, seis milhões de prédios arrasados, deixando vinte e cinco milhões de pessoas desabrigadas, trinta e um mil e oitocentos e cinqüenta empresas industriais desapareceram, as forças armadas foram reduzidas em 75 % em razão das baixas sofridas durante aguerra. Com o fim da guerra, para iniciar a reconstrução, houve uma desmobilização de oito milhões e meio de soldados entre 1945 e 1947, quando o Exército Vermelho chegou a um contingente inferior a três milhões.
Ensina, ainda, que, outrossim, os Estados Unidos saem da guerra numa situação bastante diferente. A produção industrial aumentou duas vezes e meia durante o conflito em razão dasencomendas de guerra, sua produção industrial representava 60 % da produção mundial, para lá seguia a terça parte das exportações mundiais e 70 % das reservas de ouro dos países capitalistas. Além disso, tinham estabelecido o dólar como moeda internacional no mundo capitalista, fundado o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial na Conferência de Bretton Woods, em 1944.
Trazendo um conceitodelineador acerca do antagonismo existente entre as duas Organizações Internacionais após a II Guerra Mundial, Rainer Gonçalves Sousa, em seu artigo Guerra Fria (2008), descreve que, mais do que duas nações, Estados Unidos e União Soviética representaram o antagonismo entre dois modos de organização da sociedade, da economia e das relações políticas. Sendo assim, a chamada “guerra fria” simbolizou o...
tracking img