As influências fisiológicas na psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1464 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As influências Fisiológicas na Psicologia
* A importância do Observador Humano
Graças ao “suposto erro” de David Kinnebrook em “cinco décimos de segundo” ao observar o movimento das estrelas, foi demitido pelo seu chefe, o astrônomo Nevil Maskelyne. Após 20 anos esse evento foi ignorado e tornou-se objeto de investigação para do astrônomo Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846), que estavainteressado em estudar os erros de medição. Ele suspeitava que aqueles “erros” do assistente de Maskelyne deveriam ser atribuídos às diferenças individuais – distinções pessoais sobre as quais as próprias pessoas não têm controle.
Bessel chegou a duas conclusões com sua descoberta: (1) os astrônomos devem levar em consideração a natureza humana do observador, já que as características e as percepçõespessoais necessariamente influenciam as observações; (2) se a astronomia deve levar em conta o papel do observador humano, certamente ele é importante também nas outras ciências que dependem dos métodos de observação.
* Os Avanços Iniciais da Fisiologia
A pesquisa fisiológica que estimulou e orientou a nova Psicologia era produto do trabalho científico do final do século XIX.
Durante adécada de 1830 principalmente sob a influência do fisiologista alemão Johannes Müller(1801-1858) defensor do método experimental a fisiologia tornou-se uma disciplina de experimentos.
Sua teoria da energia especifica dos nervos, afirmava que cada nervo sensorial possuía energia especifica própria. Esta teoria foi muito importante para a aproximação da fisiologia da psicologia.
* O MapeamentoInterno das Funções Cerebrais
Muitos dos primeiros fisiologistas, realizaram suas pesquisas diretamente nos tecidos cerebrais e essas contribuições foram substanciais para o estudo das funções do cérebro.
A importância desse trabalho para a psicologia não se restringe à delimitação das áreas especializadas do cérebro, como reside também no refinamento dos métodos de pesquisa que mais tarde viriama ser amplamente usados na psicologia fisiológica.
O médico escocês Marshall Hall (1790-1857), foi pioneiro na investigação do 0comportamento por reflexo através da observação de animais decapitados continuavam a se mover por algum tempo devido aos estímulos de varias terminações nervosas.
Hall Postulava que: O movimento Voluntário dependia do cérebro; o movimento de reflexo da medula espinhal;o movimento involuntário da estimulação direta dos músculos; e o respiratório da medula.
Pierre Flourens (1794-1867) concluiu que, o cérebro controlavam os processos mentais mais elevados; parte do cérebro médio controlava os reflexos visuais e auditivos; o cerebelo a coordenação, e a medula o batimento cardíaco, a respiração e outras funções vitais.
As descobertas de Hall e Flourens chegaramao método de extirpação, que significa a retirada do órgão cerebral de um animal morto para identificar mudanças do comportamento antes de sua morte.
Paul Broca (1824-1880) Seus estudos completaram as pesquisas sobre cérebro com a descoberta do Método Clínico no ano de 1861.
O Método de Extirpação utilizado por Broca foi realizado com cadáveres humanos.
Método Clínico, que era um exame pós-mortedas estruturas do cérebro para detectar áreas lesionadas e responsáveis pelo comportamento do indivíduo antes de sua morte.
Em 1870, Gustav Fritsch e Eduard Hitzig, criaram a técnica de estímulos elétricos, que consiste na exploração do córtex cerebral, aplicando pequenos choques elétricos para observar a resposta motora.
* Mapeamento Externo das funções Cerebrais
O médico alemão FranzJosef Gall (1758- 1828), que dissecava cérebros de pessoas mortas e animais. Seu trabalho constatou a existência de uma substancia cerebral tanto branca como acinzentada. Após completar esse minucioso programa de pesquisa, Gall voltou sua atenção para a parte externa do cérebro. Ao investigar o formato do cérebro, ele fundou o movimento chamado Cranioscopia, mas tarde conhecido como Frenologia....
tracking img