As influências fisiológicas na psicologia

As influências Fisiológicas na Psicologia
* A importância do Observador Humano
Graças ao “suposto erro” de David Kinnebrook em “cinco décimos de segundo” ao observar o movimento das estrelas,foi demitido pelo seu chefe, o astrônomo Nevil Maskelyne. Após 20 anos esse evento foi ignorado e tornou-se objeto de investigação para do astrônomo Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846), que estavainteressado em estudar os erros de medição. Ele suspeitava que aqueles “erros” do assistente de Maskelyne deveriam ser atribuídos às diferenças individuais – distinções pessoais sobre as quais as própriaspessoas não têm controle.
Bessel chegou a duas conclusões com sua descoberta: (1) os astrônomos devem levar em consideração a natureza humana do observador, já que as características e as percepçõespessoais necessariamente influenciam as observações; (2) se a astronomia deve levar em conta o papel do observador humano, certamente ele é importante também nas outras ciências que dependem dosmétodos de observação.
* Os Avanços Iniciais da Fisiologia
A pesquisa fisiológica que estimulou e orientou a nova Psicologia era produto do trabalho científico do final do século XIX.
Durante adécada de 1830 principalmente sob a influência do fisiologista alemão Johannes Müller(1801-1858) defensor do método experimental a fisiologia tornou-se uma disciplina de experimentos.
Sua teoria daenergia especifica dos nervos, afirmava que cada nervo sensorial possuía energia especifica própria. Esta teoria foi muito importante para a aproximação da fisiologia da psicologia.
* O MapeamentoInterno das Funções Cerebrais
Muitos dos primeiros fisiologistas, realizaram suas pesquisas diretamente nos tecidos cerebrais e essas contribuições foram substanciais para o estudo das funções docérebro.
A importância desse trabalho para a psicologia não se restringe à delimitação das áreas especializadas do cérebro, como reside também no refinamento dos métodos de pesquisa que mais tarde...