As influências do capitalismo e da globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
André Pereira de Brito
Soraia Cardoso de Almeida

INFLUÊNCIAS DO CAPITALISMO E DA GLOBALIZAÇÃO NO DUALISMO RIQUEZA X POBREZA E A VISÃO MARXISTA

Santo Antonio de Jesus
2011

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
André Pereira de Brito
Soraia Cardoso de Almeida

INFLUÊNCIAS DO CAPITALISMO E DA GLOBALIZAÇÃO NO DUALISMO RIQUEZA X POBREZA E A VISÃO MARXISTAAtividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profa. Karen Sasaki e do Tutor Prof. William de Jesus Santos.

Santo Antonio de Jesus
2011

INTRODUÇÃO

O Capitalismo, conceituado como um modo de produção alicerçado na propriedade privada dosmeios de produção e que no seu funcionamento normal, “produz necessariamente uma subclasse mais ou menos permanente de desempregados e, portanto, de pobres” (PEET) e a Globalização, como sendo um meio de integrar os países, econômica, social, cultural e politicamente são processos irreversíveis que trazem consigo vantagens e desvantagens, influenciando decisivamente na qualidade de vida das pessoas,ricas e pobres, cabendo-nos agora adequar-nos à nova tendência.
A proposta deste trabalho, então, é fazer uma abordagem dos benefícios e malefícios que o Capitalismo e a Globalização trouxeram para o homem e a mulher como seres participantes de uma sociedade, relatando sobre os impactos causados no dia-a-dia e fazer uma análise dos processos, numa perspectiva de Karl Marx



INFLUÊNCIAS DOCAPITALISMO E DA GLOBALIZAÇÃO NO DUALISMO RIQUEZA X POBREZA E A VISÃO MARXISTA

Inegavelmente, o sistema capitalista é produtor de duas classes. A primeira é a dos que têm o poder de comprar a força de trabalho para impulsionarem as suas empresas e detentores dos meios de produção. São os que fazem parte da classe patronal, do empresariado. Já a segunda classe, é formada por aqueles que só têma força de trabalho, que é vendida em troca de uma remuneração, uma vez que geralmente é a única forma de sobrevivência ( MANDEL, 1981).
O capitalismo é regido por princípios, como por exemplo, a propriedade privada dos meios de produção, na qual uma pessoa ou um grupo de pessoas é detentora do meio de produção; a transformação do trabalhador numa simples mercadoria, tendo a finalidade única dedar lucro ao empregador, tendo como recompensa apenas o salário, chegando algumas vezes ao extremo de não receber nem o que lhe é devido, como é o caso de alguns cortadores de cana-de-açúcar e trabalhadores de carvoarias em algumas regiões do Brasil, além do acúmulo do capital por parte do rico, que na ânsia de obter mais lucro, deseja produzir num custo menor, mas vender por preço alto, sendo queos trabalhadores não têm nenhuma participação nesse lucro, ficando a mercê do mísero salário, realidade que levou filósofo alemão Karl Marx a ter como princípio de que “a desigualdade e a pobreza são produzidas inevitavelmente pelas sociedades capitalistas” (PEET). Marx tinha o entendimento que o trabalhador no sistema capitalista é usado apenas como ponte para o enriquecimento dos patrões e nadamais, o que contribuía em muito para a divisão de classes sociais.
A Globalização, sistema que só veio ganhar notoriedade a partir da década de 70 com os economistas, mas que teve a sua origem com a Revolução Industrial e teve como finalidade a integração dos países no final do século XX e início do século XXI, nas diversas áreas, acabando ou diminuindo as distâncias entre os mesmos, trazendoconsigo pontos positivos e negativos. Positivamente, seus defensores afirmam, por exemplo, na área de comunicação rápida, a Internet (rede mundial de computadores), deu uma grande contribuição ao mundo moderno pela sua dinamicidade. Na questão qualidade de vida, os novos medicamentos e as novas tecnologias na área de saúde são pontos de grande relevância para a sociedade. Mas existem também, os...
tracking img