As ideias pedagógicas e o trabalho docente em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1382 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da prática docente, que permeiam as escolas brasileiras. Assim ações desenvolvidas nos no âmbito escolar, está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem.
Desta forma, a ação pedagógicademonstra a visão de escola, educação, ensino, aluno e professor. E por meio dessa visão que embasa a ação, se verifica a qualidade no ensino. Portanto, conjeturar sobre as tendências pedagógicas é fundamental para compreender os determinantes do fazer docente, proceder a uma leitura critica das práticas pedagógicas em função das concepções que construídas acerca da sociedade, da educação, dopapel docente que interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem explícita ou implicitamente.
Saviani (1985) divide as tendências pedagógicas em teorias não críticas, teorias críticas-reprodutivas e teorias críticas. Já Libâneo (1989) classifica essas tendências educacionais em liberais e progressistas, pois busca compreender a escola no contexto de sociedade capitalista. Assim,apresentaremos as contribuições teóricas desses dois autores que sustentam a prática educativa das escolas no Brasil.
1. AS TEORIAS NÃO CRÍTICAS
Segundo Saviani (1985), as correntes denominadas de concepção não crítica postulam que a educação é um instrumento social, no entanto falta as essas teorias a “consciência dos condicionantes histórico-culturais da educação”. Dentre as teorias não críticasdestacam-se: tradicional, renovada progressista, renovada não-diretiva e tecnicista.
1.1. A Tendência Pedagógica Tradicional
Saviani (1985) e Libâneo (1989) usam a nomenclatura de pedagogia tradicional, nessa tendência a educação e centrada no professor, assim a metodologia baseia-se na exposição oral de trabalhos dos conteúdos, prioriza exercícios repetitivos para garantir a memorização, pois o papelda escola é difundir a instrução, transmitir conhecimentos e sistematizá-los;

A pedagógia tradicional não busca estabelecer relação entre os conteúdos que se ensina e o interesse do aluno, muito menos entre os problemas reais da que afetam a sociedade. Nesse sentido, o aquisição do conhecimento é buracratizado e destituído de significação, pois a escola é conservadora, o professor é o guiaexclusivo do processo educativo e o aluno, um mero recepitor da matéria para decorá-la e depois repreduzi-la.

1.2. A Pedagogia Nova
Esta concepção que inclui várias correntes, que estão ligada ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. (Ferreira, 2011, aput, Libâneo, 2005, p.65) destaca a progressista, a não-diretiva, a ativista-espiritualista, a culturalista, a piagetiana e a matessoriana.Deste modo, todas surgem como contraposição à pedagogia tradicional, assumindo um princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. Assim, o aluno é visto como ser ativo e curioso e o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem.

1.3. A Tendência Pedagógica Renovada Progressita
A proposta advém dos estudos de John Dewey, nessa tedência o maisimportante é a construção do saber e não o produto final formado pela sociedade, portanto, “o professor é concebido como faciltador e orientador do processo de ensino e aprendizagem, ele assume uma postura mais respeitosa diante das diferenças individuais do aluno”. Ferreira (2011)

1.4. A Tendência Pedagógica renovada Não-Diretiva
Inspiradas nos estudos de Cal Rogers, defende a teoria dainteligência e afetividade (ação-emoção), pois, seria condição propícia para uma aprendizagem significativa. Assim, os conteúdos passaram a ser selecionados pelos aluno, de acordo com a sgnificação e motivação.



1.5. A Tendência Pedagógica Tecnicista
Corrente que defende a superação dos processos de exclusão da formação para o mercado de trabalho, assim o papel da escola é organizar o processo de...
tracking img