As idéias de piaget, vygotsky e wallon contribuem para a prática pedagógica.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir da sua leitura do fascículo e das aulas, escreva um texto em que você apresente como as idéias de Piaget, Vygotsky e Wallon contribuem para a prática pedagógica.Que conceitos defendidos por eles nos ajudam a preparar e organizar nosso trabalho na escola?

Na perspectiva construtivista de Piaget, a assimilação é a incorporação dosdados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo quais as idéias, pessoas, costumes são incorporadas à atividade do sujeito. A criança aprende alíngua e assimila tudo o que ouve, transformando  isso em conhecimento seu. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos, ou seja, a criança queouve e começa a balbuciar em resposta à conversa ao seu redor gradualmente acomoda os sons que emite àqueles que ouvem, passando a falar de forma compreensível.
Para Vygotsky,a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interaçõescotidianas, a mediação (necessária intervenção de outro entre duas coisas para que uma relação se estabeleça) com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização dalinguagem, no contexto das situações imediatas. 
As idéias de Wallon afirmam que as trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa.As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um sincretismo subjetivo, por pelo menos três anos. Durante esse período, decompleta indiferenciação entre a criança e o ambiente humano, sua compreensão das coisas dependerá dos outros, que darão às suas ações e movimentos formato e expressão.
tracking img