as habilidades essenciais aos negociadores num contexto clobalizado

377 palavras 2 páginas
Condição para se tornar um empresário

Qual é o conceito de empresário?
O código revoga parcialmente o primeiro código comercial brasileiro, que era basicamente construído sobre a teoria dos atos de comercio, ou seja, contaria com a proteção deste código, aqueles que cometeriam atos tipificados com atos de comercio. Contudo, em virtude do dinamismo do comercio, não estavam contemplado no código de 1850. Um exemplo disso é a prestação de serviços em massa, surge aí o novo código civil contemplando as outras formas de comércio. É rompida a teoria dos atos de comércio e adotado a teoria da empresa. Desta forma, tudo que era denominado corporações comercias ou comerciantes, passam a se chamar sociedade empresarias ou empresários.
Quem a legislação não considera
Não considera empresária quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística ainda com concurso ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa.
Cite 5 características do empresário.
Iniciativa;
Perseverança;
Coragem para correr risco;
Eficiência;
Liderança.
Quais os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial?
Segundo disposto em lei existe alguns pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial. O primeiro diz respeito à capacidade. Teoricamente todo homem e capaz de direito e obrigações, contudo para que adquira plena capacidade, segundo o disposto no código civil deverá termais de 18 anos. No caso de incapacidade existem duas hipóteses previstas no código civil; a do menor absolutamente incapaz e a do menor relativamente incapaz. No primeiro a hipótese se enquadram os de 16 anos e na segunda os menores de 18 anos, os menores de 16 anos, entretanto em ambos os casos mediante a emancipação, o menor poderá adquirir sua maior idade civil e com isso, comerciar. A emancipação poderá se alcançada através do casamento pela concessão dos pais: Pelo exercício em emprego publico

Relacionados