As grandes religiões do mundo

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 20 de abril de 2010
AS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO

O cristianismo continua a reunir a maioria dos fiéis de todo o mundo, constituindo cerca de um terço da humanidade. Os restantes 67% dividem-se entre religiões não cristãs, dentre as quais as mais importantes são o islamismo, o budismo e o hinduísmo. Mais de 28% dos cristãos concentram-se na Europa, enquanto outros 24% estão na América Latina. Só o número deCatólicos ultrapassa, em 1999, a marca de 1 bilhão de adeptos, ficando em 17,5% da população do planeta, segundo a Enciclopédia Britânica. No decorrer da década de 90, os protestantes aumentam o número de adeptos em 120%. O islamismo avança nos países onde essa religião já é predominante: o crescimento é de 157% nos anos 90. As religiões orientais, como o budismo, o zen-budismo e o hinduísmo, noocidente, passam, no final do século XX, por um período de crescimento.

Cristianismo - A Igreja Católica Apostólica Romana

A Igreja Católica Romana tem uma hierarquia elaboradamente organizada e centralizada de bispos e padres (todos celibatários). A autoridade do papa está baseada na doutrina da ‘sucessão petrina’, ou seja, os papas são considerados os herdeiros espirituais do poder conferido aSão Pedro por Jesus. 

A Igreja Católica Romana é caracterizada pela autoridade suprema do papa, conforme expresso na doutrina da infalibilidade papal, de 1870; mesmos as decisões normativas, que não são consideradas tecnicamente infalíveis, gozam de grande autoridade. A diferença entre o protestantismo e a Igreja Católica Romana está na importância que esta confere à tradição, ao lado da bíblia. Aimportância dos sete sacramentos e a celebração litúrgica se desenvolveu como parte das tradições da Igreja. A maioria dos fiéis segue o rito romano, mas há cinco outras tradições de rito oriental: a bizantina, a de antióquia, a alexandrina, a caldaica e a armênia, abrangendo várias igrejas distintas. 

Outro aspecto da tradição católica é a veneração à Virgem Maria. A Igreja mantém suaoposição ao divórcio, mas vem reconhecendo a necessidade de renovação e reforma. As ordens monásticas mantêm sua importância, mas outros movimentos laicos, como as ‘comunidades eclesiais de base’ latino-americanas, vêm ultimamente ganhando projeção.

Islamismo

O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo, dominando acima de 50% das nações em três continentes. O número de adeptos queprofessam a religião mundialmente já passa dos 935 milhões. Uma das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632 d.C.), chamado “O Profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e exprime a submissão à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus.

O objetivo finaldo Islamismo é subjugar o mundo e regê-lo pelas leis islâmicas, mesmo que para isso necessite matar e destruir os “infiéis ou incrédulos” da religião. Segundo eles, Alá deixou dois mandamentos importantes: o de subjugar o mundo militarmente e matar os inimigos do Islamismo -- judeus e cristãos. A guerra no Kuwait, nada mais foi do que uma convocação de Saddam Hussein aos muçulmanos para uma“guerra santa”, também chamada de Jihad, contra os países do Ocidente devido à proteção dada a Israel. O “espírito” da liga muçulmana em unificar os países islâmicos e a demonstração do que podem fazer ficou bem patente aos olhos do mundo.

Judaísmo

Religião do povo judeu e, mais amplamente, o conjunto da cultura judaica em seus vários aspectos. Quanto ao aspecto estritamente religioso, o elementocentral do judaísmo é o monoteísmo, sintetizado na oração que diz: “Ouve Israel: o Senhor é o nosso Deus, o Senhor é um.” O deus a que se refere às escrituras judaicas (o Antigo Testamento da Bíblia), é tido como o criador do mundo e de tudo que há nele, e estabeleceu uma aliança com o patriarca Abraão, da qual o povo judeu seria o herdeiro e mantenedor. A religião judaica, ao longo de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • grandes religioes do mundo
  • As religiões do mundo e o mundo das religiões
  • As grandes religiões
  • Religiões pelo mundo
  • Religiões do mundo
  • religiões no mundo
  • as religioes do mundo
  • Religiões do Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!