As grandes potencias globais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS GRANDES POTÊNCIAS GLOBAIS

Estados Unidos
Os Estados Unidos detêm o maior Produto Interno Bruto (PIE) do planeta, aproximadamente nove vezes maior que o da economia brasileira. Mas isso não impede que uma parte significativa de sua população continue relativamente em situação de pobreza, sem usufruir do conforto material das camadas mais privilegiadas do país..
Única superpotênciaglobal, o país tem as Forças Armadas mais poderosas do mundo, o maior número de empresas multinacionais, e exerce influência direta sobre organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. A economia estadunidense está associada ao Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), em conjunto com o Canadá e o México.Território, população e poder
EUA é o quarto país do mundo em extensão territorial (9,3 milhões de km2), tem saída para dois oceanos, extensas planícies agricultáveis, grandes reservas de recursos minerais e energéticos, além de diversidade bioclimática. Mesmo assim, a presença do mais rico mercado consumidor do planeta (com mais de 300 milhões de habitantes) faz dos EUA um voraz importadorde commodities e bens industrializados.
Quando se compara o volume da economia norte-americana com as economias de mais de 190 países do mundo, os números sempre impressionam: os EUA ainda detêm cerca de 25% da riqueza do planeta (cerca de 13,8 trilhões de dólares do total mundial de 54,5 trilhões de dólares, em dados de 2007). Isso explica, parcialmente, a influência enorme do país nas relaçõesinternacionais. Os interesses econômicos, políticos e estratégicos estadunidenses estão pelo mundo inteiro.

O poderio militar
Os EUA têm muitas vantagens em relação às demais potências:
Estão na vanguarda da inovação científica desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
São líderes na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) - pacto militar ocidental criado em 1949.
Seuimenso território é relativamente bem protegido, pois tem fronteiras com apenas dois países, os aliados México e Canadá. Além disso, situam-se fora das tensões da heartland (a Eurásia), onde se travaram os maiores conflitos mundiais.
O gasto militar anual dos EUA equivale praticamente a 40% dos gastos da soma de todos os países do mundo. Em 2006 esse gasto foi de aproximadamente 547 bilhões dedólares, o que representa um valor de 1800 dólares por habitante dos EUA e corresponde a cerca de 4% de seu PIB total.

Mudança de rumo após 2001
Nos anos 1990, a supremacia dos EUA nos campos econômico, político, militar e tecnológico foi total. O país vivia um momento de euforia com os setores de informática e internet e a desintegração do bloco soviético; a ideologia neoliberal propagava-sepelos cinco continentes, e os estadunidenses consumiam freneticamente.
No fim da década, já surgiam sinais de corrosão desse quadro de otimismo. Cresciam os déficits comerciais (importavam mais do que exportavam) e as despesas militares subiam em escala preocupante.
Os atentados de 11 de setembro de 2001 provocaram uma escalada nos gastos militares. Em resposta aos ataques do grupo terrorista AlQaeda (chefiado por Osama bin Laden), o país empreendeu intervenções bélicas no Afeganistão (2001) - a fim de destruir o poder dos talibãs e da Ai Qaeda (na época sediada naquele país) - e no Iraque (a partir de 2003), quando depôs o ditador Saddam Hussein. Essas ações implicaram gastos gigantescos que comprometeram, em grande parte, a saúde financeira do país e justificaram mudançassignificativas em sua política interna e externa. .

China
As Zonas Econômicas Especiais da China
As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) foram criadas na segunda metade da década de 1970. Baseiam-se na abertura de mercado ao capital estrangeiro, mantendo a participação estatal. Sua localização no território e a infra-estrutura relacionada são propícias a essa abertura. A mão de obra barata e abundante...
tracking img