AS GRANDES POTÊNCIAS GLOBAIS I

Os Estados Unidos
Os Estados Unidos detêm o maior Produto Interno Bruto (PIE) do planeta, aproximadamente nove vezes maior que o da economia brasileira. Mas issonão impede que uma parte significativa de sua população continue relativamente em situação de pobreza, sem usufruir do conforto material das camadas mais privilegiadas do país. É bom lembrar que os EUAusam critérios de pobreza diferentes dos da ONU, que considera pobre o indivíduo que tem renda igual ou inferior a 2 dólares por dia.
Única superpotência global, o país tem as Forças Armadas maispoderosas do mundo, o maior número de empresas multinacionais, e exerce influência direta sobre organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional(FMI) e o Banco Mundial. A economia estadunidense está associada ao Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), em conjunto com o Canadá e o México.

Território, população e poder
Nenhumpaís do planeta reuniu tantas características geográficas favoráveis para o desenvolvimento econômico como os EUA. É o quarto país do mundo em extensão territorial (9,3 milhões de km2), tem saída paradois oceanos, extensas planícies agricultáveis, grandes reservas de recursos minerais e energéticos, além de diversidade bioclimática, característica não compartilhada por outros gigantes territoriais(Canadá e Rússia, por exemplo). Mesmo assim, a presença do mais rico mercado consumidor do planeta (com mais de 300 milhões de habitantes) faz dos EUA um voraz importador de commodities e bensindustrializados.
Quando se compara o volume da economia norte-americana com as economias de mais de 190 países do mundo, os números sempre impressionam: os EUA ainda detêm cerca de 25% da riqueza doplaneta (cerca de 13,8 trilhões de dólares do total mundial de 54,5 trilhões de dólares, em dados de 2007). Isso explica, parcialmente, a influência enorme do país nas relações internacionais. Os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). As grandes potências globais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Grandes-Pot%C3%AAncias-Globais/697249.html

MLA

"As grandes potências globais" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Grandes-Pot%C3%AAncias-Globais/697249.html>.

MLA 7

"As grandes potências globais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Grandes-Pot%C3%AAncias-Globais/697249.html>.

CHICAGO

"As grandes potências globais." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Grandes-Pot%C3%AAncias-Globais/697249.html.