As Grandes Naegações

1340 palavras 6 páginas
A partir do século XII houve um fortalecimento do comécio na europa, o que foi um tempo glorioso para a Itália que possuia o monopólio da rota para a India (espéciarias chegavam ao mediterraneo pelo mar vermelho). Os europeus não sabiam nada sobre o oriente, os mapas mundi representavam o mundo do ponto de vista cristão, pensavam que o oceano atlantico era o "mar tenebroso" e que no oriente ficava "o paraíso terrestre". O contexto histórico da expansão marítima, que ocorreu entre os séculos XV e VXII, era uma nova mentalidade e inovações tecnológicas trazidas pelo Renascimento (cultural), as Monarquias absolutistas que centravam o poder no Rei (política), e a ascendencia do Mercantilismo que estimulou a busca de novos mercados/terras (principalmente uma nova rota para india por conta do monopolio da itália) e metais preciosos (econimoco). Para conseguir se lançar ao mar era nescessario ser Estado Nacional, Portugal por sua localidade e por ser um Estado Centralizado e desenvolvido tecnologicamente foi pioneiro no processo, também se destacaram a frança e espanha e inglaterra. Esses países se arriscando no mar mudaram a mentalidade de que existia monstros no mar e melhoraram a tecnologia de navegaçao e fabricaçao de mapas, colonizaram e exploraram a américa, acharam uma nova rota para a india (ferrando a italia), escravizaram os negros e etc

1) Portugal e Espanha largaram na frente dos outros países europeus devido a uma série de fatores que influenciaram a sociedade em vários aspectos. Para avaliar seus conhecimentos referente as Grandes Navegações, relacione as informações propostas com os interesses dos países estudados. Coloque (P) para as afirmativas que estejam relacionadas à Portugal e (E) para as relacionadas à Espanha. (1,0)
( P ) Portugal ( ) Seus reis investiram no plano de Cristóvão Colombo de dar a volta ao mundo na busca de um novo caminho ao oriente.
( E ) Espanha ( ) Desejavam converter ao

Relacionados