As Fun Es Oxigenadas Abrangem Compostos Org Nicos Formados Por Tomos De Carbono

3407 palavras 14 páginas
Introdução

Haletos Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos. O que seria um Halogênio? Átomos pertencentes ao grupo 7 A da Tabela Periódica: Cloro (Cl), Bromo (Br), Flúor (F), Iodo (I). Todos estes fazem parte da chamada família dos Halogênios. Os Haletos orgânicos são representados por R – X onde X = Cl, Br, F, I.

Funções oxigenadas As funções oxigenadas abrangem compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Esses átomos se ligam de diferentes maneiras formando uma infinidade de cadeias carbônicas, e por isso, esse é um grupo enorme e bastante diversificado de compostos. Todas essas substâncias são classificadas nos seguintes grupos funcionais:

* Álcoois: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono saturado;
* Fenóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono pertencente a um anel benzênico;
* Enóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono insaturado;
* Aldeídos: Possuem o grupo carbonila (-CO) ligado a um hidrogênio;
* Cetonas: Possuem o grupo carbonila (-CO) entre dois carbonos;
* Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carbonila (-CO) ligado a uma hidroxila;
* Ésteres: São formados pela troca de um hidrogênio da carboxila dos ácidos carboxílicos por algum grupo alquila ou arila;
* Éteres: Possuem o oxigênio entre dois carbonos.

Existem compostos oxigenados que são naturais e estão presentes em processos metabólicos importante, tais como o açúcar, a glicerina, o colesterol e o amido. E existem também compostos orgânicos presentes em produtos utilizados no cotidiano, como perfumes, plásticos, combustíveis (como o etanol mencionado na figura acima), essências, entre outros. Esses compostos possuem grande importância econômica, pois participam de muitas reações realizadas em indústrias para a produção de diversos materiais.

Haletos Orgânicos Os haletos orgânico são substâncias provenientes de compostos orgânicos pela troca

Relacionados