As Fun Es De Um Borracheiro De Nibus N O Esta Relacionado A Atividades Mec Nicas

394 palavras 2 páginas
Analise Biomecânica dos Borracheiros de Ônibus

As funções de um borracheiro de ônibus não esta relacionado a atividades mecânicas, mas sim ao conserto e reparos de pneus, rodas e câmaras de ar, onde a força física também é grande, principalmente por se tratar de pneu grandes com rodas de ferro também grandes, onde todos os serviços são realizados manualmente e com emprego de grande esforço físico.
Na analise biomecânica dessa profissão podemos notar que nas atividades mais realizadas por esses borracheiros que são as trocas de pneus, os mesmos estão sujeitos a todo o momento buscar posições diferentes e desgastantes não só para coluna, como também para braços e pernas nas movimentações desse material.
Além de enfrentar o peso dos pneus, os borracheiros enfrentam também o manuseamento de grandes ferramentas de trabalho como, por exemplo, a “chave de impacto”, que é utilizada para apertar e afrouxar as porcas de fixação dos pneus. Uma ferramenta dessa pesa no mínimo 10 Kg, e muitos dos borracheiros que a manuseiam não à utilizam de maneira correta, a sempre uma deficiência na postura lombar dos mesmos. Esse é o local mais afetado pelo desgaste ergonômico dessa profissão além também da vibração dessa maquina que lembra um pouco um martele.
Outra função que exige muito esforço físico é o manuseio de uma chave de roda enorme que é usada muitas vezes para um segundo aperto das porcas dos pneus. Nesse segundo exercício nota-se um maior esforço físico, onde o borracheiro além de forçar sua lombar, mantem uma tensão maior nos músculos do braço, antebraço como também seus pulsos.

SOLUÇÕES ERGONOMICAS PARA A PROFISSÃO

A primeira solução seria a construção de buracos ao lado de onde os pneus dos ônibus irão ficar para manutenção afim que o borracheiro não tenha que ficar com a coluna curvada e poder ficar dentro do buraco onde encontre uma altura ideal para trabalhar enfrente ao pneu na posição onde a coluna esteja sempre reta executando o trabalho de aperto ou

Relacionados