As Funções Mentais Superiores – Resumo
A psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente. António Damásio afirma que “ás vezes,usamos nossa mente não para descobrir fatos, mas para encobri-los... ainda que nem sempre de maneira intencional”.
As técnicas de psicologia contribuem para que pessoas identifiquem elementosdesconhecidos por elas, que as impulsionavam em direção a comportamentos indesejados, a incertezas e angústias.
O cérebro é o palco das funções mentais superiores; o que a mente comanda não ultrapassa oslimites de funcionamento das estruturas cerebrais. As funções mentais superiores constituem uma espécie de programação por meio da qual os indivíduos desenvolvem imagens mentais de si mesmos e do mundo queos rodeia, interpretam os estímulos que recebem, elaboram a realidade psíquica e emitem comportamentos.
São apresentadas a sensação, a percepção, a atenção, a memória, o pensamento, a linguagem e aemoção, esta, o maestro na orquestração dos comportamentos.

Sensação e Percepção
“Sensação” e “percepção” constituem um processo contínuo, que se inicia com a recepção do estímulo até ainterpretação da informação pelo cérebro. Pode-se pensar na sensação como a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro, essasinformações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas.
A percepção realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação, Kaplan e Sadock definem percepção como um“processo de transferência de estimulação física em informação psicológica, processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência.
A sensação depende do estímulo e da capacidade doindivíduo de captá-lo, a percepção depende de acontecimentos anteriores que envolveram o mesmo estímulo e que afetam a interpretação da sensação pelo cérebro.

Atenção
A cada momento, inúmeros... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). As funções mentais superiores – resumo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Fun%C3%A7%C3%B5es-Mentais-Superiores-Resumo/138005.html

MLA

"As funções mentais superiores – resumo" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Fun%C3%A7%C3%B5es-Mentais-Superiores-Resumo/138005.html>.

MLA 7

"As funções mentais superiores – resumo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Fun%C3%A7%C3%B5es-Mentais-Superiores-Resumo/138005.html>.

CHICAGO

"As funções mentais superiores – resumo." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Fun%C3%A7%C3%B5es-Mentais-Superiores-Resumo/138005.html.