As formas de governo e a evolução a democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A política é o meio encontrado pelos seres humanos de solucionar os conflitos existentes de forma não violenta, encontrar um meio termo ou uma forma que provoque menos danos. Mas é evidente que nem todos os conflitos têm uma solução, como resolver o impasse dos homens que querem governar e os que não querem ser governados? Não é possível atender aos dois desejos, então resta optar por qual delesserá atendido, e decidir como se governará de forma a que a insatisfação seja menor.
Desde a antiguidade autores ressaltam três principais tipos de governos: Monarquia, aristocracia e democracia. Considerando três antigos autores importantes, Aristóteles, Platão e Políbio, concluí-se que os no pensamento antigo a democracia é vista como a forma de governo menos interessante. Esse pensamentocontradiz o atual, já que esta é a forma de governo mais aceita. Entramos então no questionamento do porque desta mudança de visão, a democracia hoje será a mesma que discutiam os antigos?
O debate a respeito de qual forma de governo seria a mais adequada é antigo e autores renomados discorreram sobre este assunto. São três as principais formas: o governo de um só, o governo de poucos e o governo detodos; Aristóteles, Platão e Políbio apresentam e nomeiam as formas retas e as degenerações destas. Todos consideram que das formas retas a democracia é a pior delas, sendo a Monarquia a melhor. O objetivo geral da democracia é que haja igualdade entre todos e que ninguém possa se sobrepor a outros, esta igualdade faria necessário que todas as decisões públicas recebessem a opinião de todos e queos cargos públicos fossem definidos por sorteio, não havendo privilégios. Os principais argumentos contrários à democracia dizem respeito ao excesso de liberdade que poderia causar desordem e o sorteio de cargos que poderia dar poder a pessoas que não o merecessem. Porém fica claro que a democracia que convivemos hoje não é a mesma daquela época e assim surgem mudanças importantes.
A democraciasurge na Grécia, uma democracia participativa, mas censitária, o que impedia que a maior parte da população participasse. Com o crescimento populacional e a menor exclusão, a democracia não conseguia mais ser direta, então o povo passou a escolher representantes, fato que por si só traz exclusão.
Maquiavel um pensador da época do renascimento afirma as qualidades da monarquia em determinadassituações, porém mostra que a república pode ser o modelo mais viável em outras. Neste momento percebe-se que a república faz com que a democracia passe a ser mais bem vista, porém é importante salientar que quando embutida na república esta assume características diferentes. Com base na república romana podemos perceber que a idéia apresentada por Políbio de um governo misto passa a aparecer,apesar da forte presença da democracia, o representante escolhido desempenha cetro papel de monarca assim como o senado e os altos órgãos do governo a aristocracia. Sendo assim através da república passa a haver uma maior valorização da democracia, mas isso apenas pode ocorrer através do auxilio das outras duas formas de governo.
Percebendo o que Maquiavel diz sobre a república, vemos que esta seriaideal em um caso de ordem, pois todos poderiam participar e praticar sua liberdade, porém se esta não fosse a situação a monarquia se faria necessária para que houvesse controle. Desta forma se percebe a descrença deste autor de que o povo por si só conseguiria resolver seus conflitos, ou seja, a política necessitaria de intermediador, alguém com poder para guiar as decisões. Nesta situaçãopercebe-se que a falta autoridade, de alguém que exerça poder sobre outros, é um fator limitante a implantação da democracia.
Com o passar do tempo os tipos de governo que adotam a democracia cresceu, adequando esta as suas necessidades. Ao chegarmos aos dias atuais vemos que a maior parte dos governos existentes são democráticos e aqueles que não o são, são reprimidos. A democracia é vista como uma...
tracking img