As formas de ação do assistente social

Páginas: 12 (2753 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
[pic]

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

SÃO LUIS
2011
Equipe Apoena
Em tupi-guarani, significa “Aquele ou aquela que enxerga longe, aquele ou aquela que enxerga além”.

Elizabeth Rocha Silva Pinheiro RA: 236314 E-mail: bethpinheiro9hotmail.com
Quédima Araújo Carvalho RA: 282771 E-mail: quedima_araujo@hotmail.com
Wanderlânia S. O. de Sampaio RA: 241309 E-mail:lanna.sampaio@hotmail.com

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Relatório apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social, da Universidade Anhanguera - Uniderp - Centro de Educação à Distância, como requisito para a obtenção de nota em Psicologia Social e Serviço Social.

Orientadora: Tutora presencial Profª. Clay Anne Costa Azevedo.

São Luis2011
APOENA, Equipe. Em Tupi-guarani, significa “Aquele (ou aquela) que enxerga longe, aquele que enxerga além”. DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Psicologia Social e Serviço Social. Relatório. 2011. 13 Páginas. Trabalho Acadêmico (graduação em Serviço Social) - Universidade Anhanguera - Uniderp - Centro de Educação à Distância, São Luis, 2011.

SUMÁRIO

RESUMO5

INTRODUÇÃO 7

A MULHER EM NOSSA SOCIEDADE ATUAL 8

CONCLUSÃO12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

resumo

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 TROUXE UM NOVO STATUS À MULHER, MUITO EMBORA NÃO CONDUZA SOZINHA ESSA NOVA DISPOSIÇÃO SOCIAL E FAMILIAR, POIS SABEMOS QUE HÁ DISCRIMINAÇÕES POR TODA PARTE, JÁ QUE ESTAMOS FALAMOS DE UM PAÍS COM DIMENSÕES GIGANTESCAS, MAS QUECAUSA CONSEQÜÊNCIAS EM TODA A LEGISLAÇÃO ATUAL E TAMBÉM NA LEGISLAÇÃO FUTURA, QUE DEVE MODIFICAR OU ANULAR CLÁUSULAS QUE CONTRADIGAM ESSE STATUS.
POR ISSO, É NECESSÁRIO REESCREVER OS ARTIGOS DAS LEIS ORDINÁRIAS, PARA PREENCHER O VAZIO NORMATIVO QUE SE CRIOU, DIANTE DA ANULAÇÃO DAS NORMAS QUE DÃO TRATAMENTO DESIGUAL A HOMENS E MULHERES E A NÃO REGULAMENTAÇÃO DOS NOVOS DIREITOS E DEVERESENTRE ELES, E NÃO É NEM ENTRE CÔNJUGES, POIS COM A CONSTITUIÇÃO A UNIÃO ESTÁVEL FOI RECONHECIDA COMO UMA NOVA ENTIDADE FAMILIAR.
ENTRETANTO, ENQUANTO NOSSOS LEGISLADORES NÃO FAZEM O QUE DEVE SER FEITO, OS APLICADORES DO DIREITO TOMAM AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA PREENCHER ESSAS FALHAS, TENDO A SUPREMA CORTE JÁ ADOTADO A TESE DA REVOGAÇÃO DAS NORMAS E PRINCÍPIOS INFRACONSTITUCIONAISANTERIORES, CONTRÁRIAS ÀS NORMAS E PRINCÍPIOS DA CARTA DE 1988.
A FAMÍLIA, COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 TEVE UM VALOR ESPECIAL, UMA VEZ QUE A SOCIEDADE É VIVA E SUA DINÂMICA SE IMPÕE NA EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS, POIS É IMPOSSÍVEL FALAR EM DEMOCRACIA NA ESFERA PÚBLICA SE A DEMOCRACIA NÃO COMEÇAR EM CASA, NA ESFERA DOMÉSTICA E FAMILIAR, NA PRÁTICA DO COTIDIANO DAS RELAÇÕESENTRE HOMENS E MULHERES, ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS, ENTRE JOVENS E IDOSOS. A DEMOCRACIA DA FAMÍLIA ESTÁ NA BASE DA DEMOCRACIA POLÍTICA E NÃO É EVENTUAL, MAS, CONSEQÜÊNCIA DESTA.
É INACREDITÁVEL QUE ATÉ MUITO POUCO TEMPO (1988), OS COSTUMES COLOCAVAM A MULHER EM SEGUNDO PLANO, ONDE O MARIDO CONTROLAVA SEUS HÁBITOS, SUAS RELAÇÕES E SUA VIDA.
COM A CHEGADA DA MULHER NO MERCADO DETRABALHO, SEJA NA ESFERA PRIVADA OU NA ESFERA PÚBLICA, DEVIDO A REVOLUÇÃO DOS COSTUMES COM A LIBERAÇÃO SEXUAL E O ACESSO AOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE TOMOU OUTRO RUMO E PASSOU A TER UMA IMPORTÂNCIA NÃO MAIS LIMITADA AOS AFAZERES DOMÉSTICOS, SEMPRE POR DE TRÁS DO MARIDO, DANDO APOIO A ELE E NUNCA COMO FIGURA PRINCIPAL.
A MULHER CONQUISTOU UM IMPORTANTE ESPAÇO, AO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • formas de atuação do assistente social
  • Ação do Assistente Social na Saúde
  • Lista de formas de atuação do assistente social
  • AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS DEMANDAS DE ATENDIMENTOSD
  • A import ncia do estagio na forma o do Assistente Social
  • Campo de ação e praticas dos primeiros assistentes sociais
  • A ação do assistente social na dependência química e compulsões.
  • A ação profissional do assistente social no hospital santa maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!