AS FORMAS DA RENDA MONOLITOS, VAZIOS E VERTIGENS

4081 palavras 17 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: TEORIA DA CONSTRUÇÃO
PROFESSORA: VANESSA REGINA FREITAS
GRUPO: Ana Luiza Schreiber Andrade
Flávia Assis Fagundes
Flávia Eduarda Barcelos Dias
Flávia Rodrigues de Souza
Hugo Faria Leite
Izabel Christina Cavalcante Fiorio

AS FORMAS DA RENDA

MONOLITOS, VAZIOS E VERTIGENS

Duas obras são comparadas pelo emprego do concreto branco aparente, a Casa da Música, de Rem Koolhaas, localizada no Porto – Portugal, e o Museu Iberê Camargo, de Álvaro Siza, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – Brasil. Apesar de possuírem usos distintos, ambas são consideradas obras icônicas, uma vez que apresentam uma forma contida e se destacam entre as outras obras contemporâneas por suas particularidades na volumetria, no projeto e na construção. As obras também se assemelham por estarem situadas em cidades de porte urbano semelhantes, apresentando o mesmo material usado no mesmo contexto urbano.
O projeto da Casa da Música, de Koolhaas, foi concebido para um concurso, realizado em 1999, intencionando a criação de um ícone para a Cidade do Porto, que, na época, havia sido indicada como a Capital Cultural da Europa para o ano de 2001. A obra precisava estar pronto para a data do evento e, devido ao pouco tempo disponível para a concepção do projeto, Koolhaas aproveitou-se de um projeto de uma casa residencial já existente,
O projeto, ao propor “um bólido (meteorito) caindo sobre a cidade”, possui características distintas que identifiquem essa proposta como, por exemplo, a ondulação das lajes com intenção reproduzir o impacto de um meteorito, e o uso do concreto aparente como o simbolismo de uma rocha que foi lapidada.
Houve uma intenção em se obter uma forma inusitada com um efeito provocativo, gerando um efeito arquitetônico de destaque na concorrência midiática.
Por ter sido desenvolvida a partir de um projeto já existente, não houve muita preocupação em

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas