As forças de mercado da oferta e da demanda - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1235 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As forças de Mercado da Oferta e da Demanda.

Oferta e Demanda são forças que movem as economias de mercado. Elas determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual será vendido.
Os termos oferta e demanda se referem ao comportamento das pessoas quando interegem nos mercados. Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço, que em conjunto determinama oferta do produto.
Mercados competitivos
É um mercado em que há muitos compradores e muitos vendedores de modo que cada um deles exerce um impacto negligenciável sobre os preços de mercado. Cada vendedor tem um controle limitado sobre o preço pelo qual outros vendedores oferecem um produto similar.
Demanda
Quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar.
Uma vez que aquantidade demandada cai quando aumenta o preço e aumenta quando o preço cai, dizemos que a quantidade demandada se relaciona negativamente com o preço. Esta relação entre preço e quantidade demanda é chamada de lei da demanda – a afirmação de que, tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do bem diminui.
Se a demanda por um bem cai, quando a renda cai,chamamos esse bem de bem normal – um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada.
Nem todos os bens são normais. Se a demanda por um bem aumenta quando a renda cai, diz-se que o bem é inferior – aquele cuja quantidade demandada diminui, tudo o mais mantido constante, quando a renda aumenta.
Quando a queda no preço de um bem reduz ademanda por outro bem, dizemos que se trata de bens substitutos – dois bens para os quais, tudo o mais mantido constante, um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro.
Quando a queda no preço de um bem aumenta a demanda por outro bem, os bens são chamados de complementares – bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem.

Esquemade Demanda e Curva de Demanda
É um quadro que mostra a relação entre o preço de um bem e quantidade demanda.
A curva de demanda é um gráfico da relação entre preço de um bem e quantidade demandada.
Demanda de mercado Vs Demanda Individual
Uma vez que a demanda de mercado deriva das demandas individuais, a quantidade demandada no mercado depende dos fatores que determinam a quantidade demandadapor compradores individuais. Assim, a quantidade demandada pelo mercado não depende apenas do preço do bem, mas também da renda, gostos e expectativas dos consumidores, bem como dos preços dos bens relacionados, além da dependência do número de compradores.
Deslocamentos da Curva de Demanda
A curva de demanda mostra o que acontece com a quantidade demandada de um bem quando seu preço varia,mantidos constantes todos os outros determinantes da demanda. Quando um desses determinantes muda, a curva de demanda se desloca.
Oferta
Quantidade de um bem ou serviço que os vendedores querem e podem vender.
Determinantes da Oferta Individual
Preço: uma vez que a quantidade oferecida aumenta à medida que o preço aumenta e cai quando preço se reduz, dizemos que a quantidade oferecida se relacionapositivamente com o preço do bem. Esta relação é chamada lei da oferta – afirmação de que, tudo o mais mantido constante, a quantidade oferecida do bem aumenta quando o seu preço aumenta.
Preço dos insumos: quando o preço de um ou mais desses insumos aumenta, a produção se torna menos lucrativa e a empresa oferecerá menos produtos. Se o preço subir demais, pode ser preferível fechar a fabrica enão oferecer nenhum tipo de produto. Portanto a quantidade oferecida se relaciona negativamente com o preço dos insumos usados na sua fabricação.
Tecnologia: Ao reduzir os custos da empresa, os avanços tecnológicos aumentam a quantidade oferecida.
Expectativas: a quantidade de um determinado produto que você oferece hoje pode depender de suas expectativas quanto ao futuro. Por exemplo, se você...
tracking img