As fontes de energia não renováveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A poluição gerada nas cidades são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis são formados por plantas e restos de plantas que foram recobertos pela crostaterrestre há milhões de anos, e se transformaram em material fóssil. Combustíveis fósseis são um exemplo de recursos naturais não-renováveis.
Essas fontes de energia não renováveis são aquelas que seencontram na natureza em quantidades finitas e é necessário muito tempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogênea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadasgraças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-primanecessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.
As fontes de energia não renováveis são também consideradas energias sujas, já que sua utilização é causa direta deimportantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruição de ecossistemas, danos em bosques e aquíferos, doenças, redução da produtividade agrícola, corrosão de edificações, monumentos einfra-estruturas, deterioração da camada de ozônio ou chuva ácida. Sem esquecer os efeitos indiretos como os acidentes em sondagens petrolíferas e minas de carvão ou a contaminação por derramamentosquímicos ou de combustível.
Quando os combustíveis fósseis são queimados é produzido, entre outros componentes, o dióxido de carbono. Como este carbono não é parte natural do ciclo biológico, aatmosfera recebe uma quantidade adicional de dióxido de carbono que provoca o aquecimento global. No processo de queima de combustíveis fósseis são geradas outras substâncias, como o enxofre e metaispesados, aumentando o seu nível de concentração na natureza.
No caso da utilização do carvão o principal problema são os poluentes resultantes da sua combustão. A sua queima, conduz à formação de...
tracking img