As flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FLOR...

Órgão que reúne as estruturas reprodutivas das Angiospermas (ou Magnoliophyta). Não consideraremos aqui os órgãos reprodutores das Gimnospermas, por muitos autores também denominados de flor.
A flor é sustentada pelo pedicelo, que nasce na exila de uma ou mais brácteas (folhas modificadas associadas a flores). A porçãodistal do pedicelo é alargada e constitui o chamado receptáculo, que porta os apêndices estéreis (sépalas e pétalas) e os apêndices férteis (estames e carpelos) da flor. O receptáculo geralmente é plano, mas pode, em algumas famílias, ser côncavo ou convexo.

A flor típica possui quatro tipos de estruturas:
Sépalas
As sépalas formam o cálice da flor e nos estágios iniciais de desenvolvimentoenvolvem as outras estruturas do botão floral. As sépalas, geralmente de cor verde, podem ser livres entre si, quando o cálice é então denominado de dialissépalo; ou unidas, quando o cálice é então denominado de gamossépalo.
Pétalas
As pétalas, geralmente coloridas, localizam-se internamente ao cálice e formam a corola. Esta pode ser dialipétala, quando as pétalas são livres entre si; ou gamopétala,quando as pétalas estão unidas. Nas diferentes famílias de Angiospermas, as pétalas apresentam as mais variadas formas e arranjos. As flores zigomorfas apresentam um plano de simetria na corola, as flores actinomorfas apresentam mais de um plano de simetria na corola. As flores nas quais não pode ser traçado plano de simetria na corola (por. ex. na família Marantaceae) são chamadas deassimétricas.
De acordo com o número de elementos presentes na corola, as flores são classificadas em: dímeras (2 pétalas), trímeras (3 pétalas), tetrâmeras (4 ou múltiplo de 4 pétalas), pentâmeras (5 ou múltiplo de 5 pétalas) e hexâmeras (6 pétalas). As flores trímeras são mais comuns em monocotiledôneas, enquanto que as dímeras, tetrâmeras e pentâmeras ocorrem principalmente em dicotiledôneas.

Oconjunto de cálice e corola é chamado de perianto. Nem sempre, contudo, cálice e corola estão presentes na flor. Caso não possua nem cálice nem corola, a flor é denominada de aclamídea. Caso possua apenas cálice, a flor é denominada de monoclamídea, e caso possua tanto cálice como corola, a flor é chamada de diclamídea. A maioria das dicotiledôneas possui flores diclamídeas, onde o cálice e a corola sãobastante diferentes em coloração e textura. Neste caso, a flor é classificada como diclamídea heteroclamídea. No caso de sépalas e pétalas assemelharem-se em coloração e textura, as flores são classificadas como diclamídeas monoclamídeas e as peças são denominadas de tépalas.

Estames
Internamente ao perianto localizam-se os estames, distribuídos em um ou mais verticilos ou então em umaespiral. Seu conjunto forma o androceu. Cada estame é constituído de filete, antera e conectivo. O filete, parte estéril do estame, é alongado e porta em sua extremidade a antera. Esta em geral é globular e contém quatro sacos polínicos. Cada par de sacos polínicos anterior e posterior é denominado de teca. Entre as duas tecas da antera localiza-se o conectivo. formado por tecido estéril.
Os estamespodem ser livres entre si ou então estar unidos através dos filetes. Quando todos os filetes se unem em um só grupo, os estames denominam-se de monadelfos, quando há dois grupos de estames, estes são diadelfos e vários grupos de estames são poliadelfos.
Quando as anteras estão unidas entre si, tal como ocorre por ex. nas Compositae, este fenômeno é denominado de sinanteria.
Os estames presos apenasao receptáculo são chamados de estames livres desde a base. Os estames presos às pétalas são chamados de estames epipétalos.
A posição dos estames com relação às pétalas é de importância taxonômica e filogenética. Primitivamente, os estames e as pétalas dispõem-se alternadamente.
As Asteridae, por ex. possuem seus estames sempre alternos às pétalas. A perda dessa alternância indica perda de...
tracking img