As firmas (empresas) e o papel da inovação no crescimento das mesmas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO – CSE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CCN
DISCIPLINA: TEORIA ECONOMICA – CNM 5145
PROFESSOR: FRANCISCO GELINSKI NETO








AS FIRMAS (EMPRESAS) E O PAPEL DA INOVAÇÃO NO CRESCIMENTO DAS MESMAS.





ACADÊMICOS: EMERSON ADEBERTO SIMÃO
DIOVANE OLIVEIRA CLOQUE
JULIANO RODRIGUES ANDRADES
MARIA DE FÁTIMAM. J. FETTER





FLORIANÓPOLIS/SC
JULHO/2011

SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO 3
2. O QUE SIGNIFICA INOVAÇÃO? 4
3. TIPOS DE INOVAÇÃO EXISTENTES 5
4. A IMPORTÂNCIA DE INOVAR 8
5. INOVAÇÃO E CRESCIMENTO 10
6. AS 10 EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO BRASIL, SEGUNDO A REVISTA AMERICANA FAST COMPANY E AS 10 MAIS DO MUNDO 12
7. FINANCIAMENTO A INOVAÇÃO 15
7.1. Programas Oferecidos PeloBNDS 15
7.2. Programas Oferecidos Pelo FINEP 16
7.3. Iniciativa De Financiamento Via Capital De Risco 16
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
9. REFERÊNCIAS 18







1.
2. INTRODUÇÃO


O mercado competitivo exige das empresas atitudes que as mantenham sempre em busca de novos produtos ou da melhoria dos que já existem, maximizando a satisfação do seu público alvo, osconsumidores.
O processo de inovação resulta na criação de coisas novas que provocam mudanças na vida das pessoas exigindo para isso bons profissionais à frente dessas organizações.
Sejam grandes ou pequenas essas transformações o que se espera é que sempre tragam melhorias e ganhos para quem recebe o ’’algo novo’’ e para quem cria o ‘’ algo novo’’.
“A empresa que se recusa a sercriativa, não aprimorando os seus produtos e sua estrutura, ou não estando atenta a novas descobertas desenvolvidas em outras partes do mundo, está fadada a ser superada rapidamente”. (Duailibi, 1990)
Não basta apenas criar novos produtos, as empresas precisam investir em tecnologias e pesquisas que apresentem o que mais pode trazer satisfação aos seus clientes, ″atulhar″ o mercado comprodutos de pouca serventia resulta em desperdício de tempo e dinheiro pois acaba não trazendo o retorno esperado pelos investidores. Segundo Alencar (1993, p.94).
“o interesse por criatividade na área organizacional se deve, sobretudo, ao fato de que para sobreviver e expandir, as empresas, muitas vezes, necessitam diversificar os seus produtos, antecipar as demandas do mercado,recrutar e reter bons empregados e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. É por esta razão, que a criatividade tem sido vista como algo indispensável e a introdução de inovações como uma necessidade constante”.


Sem esquecer-se da sua margem de lucro devem considerar os impactos que provocam ao meio ambiente, porque cada vez mais os consumidores agregam valor a produtos e serviçosoferecidos por empresas que primam por práticas sustentáveis.
O objetivo deste trabalho é demonstrar o papel da inovação no crescimento das empresas, as técnicas utilizadas nesse processo e o quanto é vantajoso para uma empresa investir em inovação.



3. O QUE SIGNIFICA INOVAÇÃO?



Inovação nas organizações empresariais - Definição de Inovação: renovado, tornado novo. Inovar significa renovar, introduzir algo novo ou diferente do existente.
A inovação a princípio parece estar presente em quase toda a atividade humana; parece algo característico, intrínseco da natureza humana, já que somos dotados de inteligência e de livre arbítrio para guiar todas as nossa ações e condutas. Assim humanos em atividades naturalmente humanas inovam ao longo do tempo e dahistória, em maior ou menor grau, possibilitando a evolução da nossa civilização.
A inovação representa um elemento essencial ao desenvolvimento econômico, por meio da criação de novos produtos, da utilização de novos métodos de produção, da abertura de novos mercados e da reorganização de uma indústria (SCHUMPETER, 1985).
Porter (1998) enfatiza que a única maneira de obter vantagem...
tracking img