As finalidades da comunicação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As finalidades da comunicação empresarial

O aparecimento da comunicação empresarial está relacionado com a evolução das formas de gestão empresarial e é hoje encarada como uma área-chave na gestãode qualquer empresa.
Nos anos 60, a comunicação empresarial confundia-se com relações públicas e publicidade. Ao nível externo, o essencial passava pelas vendas; ao nível interno, a principalpreocupação era a manutenção de um bom clima evitando o conflito. Nos anos 70, a crise económica decorrente do choque petrolífero e o aumento da oferta de produtos no mercado fez com que as empresastivessem necessidade de criar novos produtos em função dos desejos dos consumidores. A orientação para o cliente passou a ser uma solução para os objectivos da empresa. É a época do marketing como uma funçãoempresarial integrada, desde a produção à comercialização dos produtos. Não é só o produto que é importante. A empresa passa a saber gerir a sua imagem global perante públicos diversos e umasociedade que pede à empresa o desempenho de outros papéis para além do produto, nas áreas social ou ambiental.
A importância da imagem, as novas responsabilidades exigidas às empresas e o aumento do poderda informação fazem surgir nas empresas uma nova função: a comunicação. A comunicação ajuda à integração da empresa na sua envolvente contextual, a estabelecer a melhor forma de compreensão entre ainstituição e os seus diferentes públicos. A estes são transmitidas mensagens, criando percepções de identidade, cultura, estilo, qualidade, produto e serviço, próprios da instituição.
Acresce que, ofinal do século XX é caracterizado por uma concorrência cada vez mais severa e a oferta de produtos cada vez mais abundante. A quantidade de informação à disposição das empresas é tal que é necessáriosaber seleccionar para tomar decisões mais depressa do que a concorrência nacional e internacional. Os mercados são, por isso, constituídos por populações cada vez mais diversificadas, cujo gosto é...
tracking img