As filosofias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CURSO: Relações Internacionais / Disciplina: Ética das Relações Internacionais – 2008/1

Profª. Carmelita Brito de Freitas Felício

TRABALHO DE PESQUISA SOBRE AFILOSOFIA MORAL*
Responder as seguintes questões:

1. Por que a Filosofia moral ou a ética se inicia com Sócrates e por que este filósofo incomodou tanto os atenienses?
2. Apresente adistinção feita por Aristóteles entre práxis e técnica. Explique qual é o campo das ações éticas. Por que sua concepção exclui o necessário e contingente do campo ético e afirma a importância do possível? Qualé a distinção feita pelo filósofo entre o que é “por natureza” e o que é “por vontade”? Segundo Aristóteles, o que é o homem prudente?
3. Descreva como os antigos concebiam a vida ética,explicitando porque, para eles, a vontade era tão importante. Cite os três aspectos principais da ética dos antigos e, por fim, responda: qual o legado ético dos filósofos antigos?
4. Explicite as mudançasna ética antiga trazidas pelo cristianismo, a concepção cristã de dever, de virtudes cristãs, os tipos de conduta definidos pelo cristianismo e a concepção cristã de intenção.
5. Como Rousseauprocura resolver o problema da relação entre a liberdade da vontade e o dever? Explique o que é a “moral do coração”.
6. Explique a diferença que Kant estabelece entre razão pura teórica e razãopura prática. O que Kant chama de “reino da necessidade” e de “reino da liberdade”? O que é o dever, para Kant? Qual a diferença que este filósofo estabelece entre interesse e dever? O que é o imperativocategórico e quais são as máximas morais, segundo Kant? O que Kant chama de “vontade boa”? Por último, escolha dois exemplos. O primeiro, para mostrar que as máximas morais e o imperativo categóricosão respeitados pelo agente moral; o segundo, para mostrar que as máximas morais e o imperativo categórico não são respeitados pelo agente moral.
7. Quais as críticas de Hegel a Rousseau e a...
tracking img