As feitorias e os negros da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Campus – Monteiro
Data: 26/05/2012
Aluna: Maria Augusta Pyêttra Feitosa Bezerra Galdino
Professor: Dimas VerasDisciplina: História

As feitorias e os negros da terra

Monteiro
2012
Maria Augusta Pyêttra Feitosa Bezerra Galdino

Trabalho de redação valendo nota total para complemento da notabimestral, idealizado pelo professor Dimas Veras, que leciona a disciplina de História, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus – Monteiro, com oobjetivo de aprendizado e complemento de nota.

As feitorias e os negros da terra

Monteiro
2012
As feitorias e os negros da terra

As feitorias foram criadas na Europa para seremutilizadas em continentes que não fossem o europeu, a prática de construí-las deu-se inicialmente na Idade Média. Com o início das Grandes Navegações foi-se muito utilizado de feitorias pelosoceanos Atlântico e Índico. O Feitor tinha a obrigação de comandar o comércio e os mercadores e também ser capataz dos escravos que pertencessem a sua feitoria.
As feitorias costumavamlocalizar-se em áreas do litoral, ponto estratégico, pois era onde passavam os navegadores.
A primeira feitoria brasileira data de 1504 na cidade litorânea de Cabo Frio e fundada por AméricoVespúcio.
Os feitores sempre foram grandes inimigos dos escravos e negro por agirem como capatazes. Eles aplicavam as mais cruéis punições para condutas inadequadas realizadas pelos escravos.Quando conseguiam formar expedições, os capitães-do-mato para recapturar os fugitivos, os traziam de volta à fazenda onde aplicavam brutos castigos, onde os escravos recebiam inúmeraschibatadas e eram marcados como animais, para que onde chegassem fossem detectados como fujões, caso tentassem novamente, foram essas e outras que marcaram principalmente a figura dos feitores.
tracking img