As fases do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FASES DO CAPITALISMO

Antes do capitalismo, o sistema vigente era o feudal onde a riqueza era advinda da exploração dos servos que exploravam as terras. Com o tempo foram aperfeiçoando otrabalho através de técnicas agrícolas, ocasionando no rompimento deste sistema e contribuindo para a formação de outro sistema, denominado Capitalismo.
O capitalismo foi se construindo aos poucos,passando a se sobrepor sobre outras formas de produção, até alcançar sua hegemonia, que ocorreu em sua fase industrial. Considerando seu processo de desenvolvimento, pode-se dividir o capitalismo em trêsfases: Capitalismo comercial, industrial e financeiro.
O Capitalismo comercial estendeu-se do século XVI ao XVIII. Apesar de predominar o produtor independente, expande-se o trabalho assalariado. Sendoque maior parte do lucro era concentrado nas mãos dos comerciantes, intermediários entre o produtor e o consumidor. Ganhando mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem a produzia. Por isso, ocapital se acumulava na circulação, no comércio, não na produção. Essa fase também denominada fase de acumulação originária ou primitiva de capital.
Já o Capitalismo industrial teve início nasegunda metade do século XVIII na Inglaterra, onde houve a Revolução Industrial. O capital acumulado na circulação de mercadorias era investido na produção, passando então a dominar o conjunto da produção,distribuição e circulação de riquezas. O trabalho assalariado se instala definitivamente, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção (a burguesia)e a massa detrabalhadores (o proletariado).
E por fim o Capitalismo financeiro (Fase atual) começou a se delinear em fins do século XIX, mas cristaliza-se no século XX: o sistema bancário e grandes corporaçõesfinanceiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades (indústria, comércio, agricultura e pecuária). Após a segunda guerra, algumas empresas começaram a exportar meios de...
tracking img