As facetas do messias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde a mais tenra idade do mundo, um tema que sempre marcou presença nos mais diversos tipos de assuntos colocados em prática é a religiosidade. O homem sempre tentou entender a amplitude e a totalidade do Sagrado com que se relaciona ou que acredita ser o responsável pela criação do meio em que vive.
Dentre as vertentes religiosas existentes, a mais professada por todos é o monoteísmojudaico-cristão. Este prega, predominantemente, a existência de um único e indivisível D’us que protege, guia e dirige àqueles que O temem, à luz da trajetória realizada pelo povo hebreu durante várias peregrinações feitas em diversos lugares e a intromissão de diversos povos em seu curso histórico “normal”. Consequentemente foi anunciada a promessa de um Libertador para livrar a nação santa dasprovações às quais sofriam. Uma profecia que vigorou diversas gerações e encabeçada por inúmeros profetas inspirados e poesias escritas pelos líderes do povo de Israel na terra.
Após o prólogo, todo o povo que liderava a religiosidade na Judeia fanatizou a noção da presença Divina e deturpou a existência e a proteção do código de conduta que era a peça chave para a formação da legislação do povo. Nessemeio tempo surgiu um homem na região que se intitulava o Messias (Mashiach em hebraico) ou Cristo (Cristus em grego), em ambos os idiomas, estas palavras têm o mesmo significado: O “Ungido”, que libertaria o povo de aflições. Pregava a paz e o amor ao realizar as mensagens contidas na Torah (O Livro da Lei, ou Pentateuco mosaico). No seu nascimento, vários sinais pré-ditos, como um astro celestereluzindo e a cidade Belém de Judá como local de nascimento do Mesmo, se cumpriram, mas poucas pessoas presenciaram o nascimento deste que foi o Libertador.
Durante o seu ministério de ensinamentos e conselhos ao povo, Jesus (Yeshua, na raiz hebraica original) disse a todos quem era, de onde e por que viera ao mundo. Para cumprir a promessa de libertar Israel da escravidão é que viera. Não daescravidão da cultura helenística ou do domínio Romano, e sim para um novo jeito de executar as leis, não que estas estivessem erradas, mas a forma duvidosa, legalista e orgulhosa que a liderança a estava realizando. Já que afirmou que não veio para revogar ou invalidar a Lei e sim para cumpri-la.¹ Contrariando o que a maioria esperava que fosse alguém para trazer de volta a soberania Israelitaperante as outras nações. Era filho do Deus vivo e Imutável, e evidentemente, habitava na casa de Seu Pai anteriormente.²
Do ponto de vista hebreu, o sangue simbolizava vida e perdão. Ademais, o sacrifício expiatório apontava para isso. Daí a necessidade de um novo sacrifício que resgataria toda a humanidade para a luz.
Após a ascensão de Cristo aos ceus, as suas testemunhas tiveram a missão detransportar a mensagem d’Ele às pessoas que ainda não O conheciam. Pessoas como o apóstolo Paulo (convertido ao cristianismo por uma cegueira temporária e contato direto com o próprio Jesus) e alguns dos doze discípulos que conviveram com o Mestre, foram quem contextualizaram a mensagem transmitida por Jesus aos habitantes de locais influentes da época. Mas, especificamente Paulo, foi oresponsável pela idealização do que mais tarde ficou conhecido pela cristandade como a “Santíssima Trindade”.
Contra todas as tradições, ele prega a existência de não um, mas dois Seres que assim como o Seu Pai também são dignos de culto. Será que esse novo concerto estabelecido pelo apóstolo seria uma blasfêmia ao Deus judaico-cristão que durante tanto tempo testemunhou o unitarismo a sua totalidade comoum todo?
O que, na verdade Paulo prega é a existência de um só Deus e não três. Só que esse Deus, apesar de uno é composto de três peças. Um exemplo aplicativo para essa tese está na matemática. A atuação de três deuses é tida por 1+1+1, que resulta em “3”. Porém, a e existência do Deus Triúno é evidenciada após a multiplicação de 1x1x1 que tem como resultado “1”. Logo, a aplicação que se...
tracking img