As evolucoe dos meios de comunicacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Os marcos do correio. Apesar do aparecimento de novas
tecnologias de difusão de informação, o serviço de
correio normal ainda é indispensável.
O homem sempre teve necessidade de comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais se começaram a designar objectos e que se foram desenvolvendo de modo aexprimir ideias e assim terá nascido a linguagem ou expressão através de palavras. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar, a escrita, tem sido ao longo dos séculos, talvez a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação, que chegou até aos nossos dias e que perdurará enquanto houver vida humana na Terra. Seja paracomunicar directamente através de mensagens escritas em papel, ou através de meios em que a mensagem escrita é propagada universalmente, como é o caso destas modestas linhas que estou a escrever e que poderão ser lidas por milhares de pessoas em todo o mundo. (peço desculpa pelo exagero) Neste caso, a Internet, transforma-se num importante meio de comunicação de massa, mas, no fundo, é apenas oveículo de transmissão da mensagem ou o canal, que utiliza a velhinha escrita para a comunicação entre pessoas.



Os aerogramas foram muito utilizados durante a guerra
colonial para a comunicação com os militares que prestavam
serviço nos antigos territórios ultramarinos,

Meios de comunicação interpessoal

Devo dizer que ainda sou do tempo em que a comunicação à distância entre pessoas seefectuava maioritariamente por carta. Quando me encontrava a cumprir o serviço militar recorria com frequência a esse tipo de comunicação, que hoje se encontra em desuso devido à evolução tecnológica dos últimos anos. Um dos meus irmãos cumpriu o serviço militar em Angola, sendo as comunicações entre ele e a família feitas através de aerogramas que estavam isentos de porte e que seguiam por viaaérea. Nestes aerogramas, que abertos tinham um formato idêntico ao dos envelopes, era proibido incluir qualquer objecto ou documento e eram muito utilizados nessa altura, não só pela sua gratuitidade, mas também pelo facto de ser praticamente o único meio de comunicação com os militares que se encontravam nas antigas colónias portuguesas de África.

O telégrafo foi o primeiro aparelho que permitiua comunicação à distância através de fios e da electricidade. Esse aparelho foi inventado, em 1837, pelo norte-americano Samuel Morse. Em 1844, Morse transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como o telégrafo era capaz de enviar sinais rapidamente e a grandes distâncias.

Na segunda metade do século XIX surgiu o telefone, um meio de difusão de comunicação por sons que veiorevolucionar o modo de comunicar, pois permitia que duas pessoas comunicassem entre si, oralmente, a grandes distância. Esta importante invenção, surgia numa altura em que as comunicações à distância estavam em franco progresso com o aparecimento do telégrafo.



António Meucci, 1808/1889, foi considerado pelo
Congresso dos Estados Unidos
como o verdadeiro inventor do telefone.
Ahistória do telefone começou com uma grande confusão. Em Fevereiro de 1876, o senhor Alexander Graham Bell depositou, na Secção de Patentes de Washington, a descrição e os desenhos de um aparelho electromagnético que permitia a duas pessoas falarem e ouvirem-se a grande distância. Algumas horas depois dele, apresentou-se na mesma secção o senhor Elisha Gray, que consignou a descrição e os desenhos de umaparelho idêntico ao de Bell. A coincidência era muito estranha levando a pensar que um tinha furtado a ideia do outro. E como ambos afirmavam que a invenção era fruto do seu próprio engenho, o caso foi parar aos tribunais.

Aquele pequeno aparelho não era coisa banal: a ideia valia vários milhões de dólares. Realmente, se o telégrafo já estava difundido e, com ele, os sistemas para...
tracking img