as especies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE BIOLOGIA





Tema : Os processos evolutivos dos vertebrados ao longo da historia da terra










Nome : Yanca Beatriz Ignácio de Araujo nº 48

ÍNDICE

1- ORIGEM DOS VERTEBRADOS -1
2 - SISTEMA DE ÓRGÃOS DE VERTEBRADOS E SUA EVOLUÇÃO – 2
3 -OS PEIXES - 7
4 - OS ANFÍBIOS – 10
5 - OS RÉPTEIS – 13
6. AS AVES – 18
7 – MAMÍFEROS - 23
8 – CONCLUSÃO – 31
9 – Bibliografia - 32








ORIGEM DOS VERTEBRADOS
A história dos vertebrados cobre um penado de mais de 500 milhões de anos. Pensamos no ser humano como o vertebrado mais altamente evoluído, especializado em muitas estruturas - mãos, pés, colunavertebral, cérebro -, mas a estrutura e organização do corpo humano, foram determinados no longo e complexo curso da evolução. Quando deixamos de lado as características especiais dos humanos e os comparamos com outros vertebrados, um plano básico do corpo pode ser identificado. Presumivelmente ancestral esse plano consiste em uma organização bilateral tubular, com características como notocorda, fendasfaríngeas, tubo nervoso dorsal oco, vértebras e crânio. Um protocordado, o anfioxo, e a larva amocete das lampréias dão uma idéia de como podem ter sido os primeiros vertebrados. Os vertebrados mais antigos conhecidos são os ostracodermes, animais aquáticos primitivos sem maxilas, aparentados com as lampréias e feiticeiras, que aparecem pela primeira vez no Cambriano superior e Ordoviciano.
Eleseram completamente recobertos por uma pesada armadura dérmica óssea. Não foram encontrados fósseis intermediários entre os ostracodermes e qualquer dos supostos progenitores invertebrados dos primeiros vertebrados, mas algumas idéias da possível origem destes últimos podem ser inferidas pela comparação das formas atuais. A notocorda fendas faríngeas e tubo nervoso dorsal oco são compartilhados comcertos animais protovertebrados, e é mais provável que os vertebrados tenham se originado de cordados com os caracteres gerais do anfioxo. A teoria de Garstang da evolução dos vertebrados a partir de um estágio larval como o dos tunicados é comumente aceita, mas permanece sem provas. Retrocedendo na história evolutiva, os cordados são mais proximamente aparentados aos Echinodermata e certos gruposde loforados que em relação a qualquer outro filo de invertebrados. Os primeiros animais que podem ser chamados de vertebrados provavelmente evoluíram nos mares cambrianos. Embora esta seqüência de eventos não constitua a história comprovada das origens dos vertebrados, ela é um bom exemplo de como os biólogos elaboram hipóteses evolutivas a partir de estudos comparados de animais fósseis e atuaiscordados.
- SISTEMA DE ÓRGÃOS DE VERTEBRADOS E SUA EVOLUÇÃO
As atividades de vertebrados são realizadas por uma morfologia complexa. As interações entre diferentes tecidos e estruturas são o ponto central no desenvolvimento embrionário de um vertebrado e da sua função como organismo. Os padrões de desenvolvimento embrionário são geralmente conservativos do ponto de vista filogenético e muitoscaracteres derivados compartilhados pelos vertebrados podem ser traçados em suas origens no embrião jovem. Em particular, as células da crista neural que são próprias dos vertebrados participam durante o desenvolvimento embrionário de um certo número de caracteres derivados destes animais. Um vertebrado adulto pode ser visto como um conjunto de sistemas que interagem continuamente. .O integumentosepara o vertebrado de seu meio ambiente e participa da regulação da troca de matéria e energia entre o organismo e o meio. Suporte e movimento são o campo de ação do sistema esqueleto-motor e ambos são necessários para a função efetiva dos sistemas de tomada e processamento do alimento. A respiração e a circulação transportam substratos metabólicos e oxigênio para os tecidos e removem resíduos....
tracking img