As Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, I.P. e a Metáfora Racionalista

4618 palavras 19 páginas
2013/2014
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS

Sociologia das Organizações

As Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, I.P. e a Metáfora Racionalista

Professor Doutor Fernando Diogo

Trabalho de grupo de:
Maria João Castilho Paulo Morais Vaz Índice

1. Introdução
O objectivo do presente trabalho consiste em analisar a estrutura e organização das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal à luz das Teorias de Taylor, Fayol e Weber, para verificação da sua observância e de que forma elas se consubstanciam no plano real.
Independentemente da sua “antiguidade”, as referidas Teorias mantêm-se actuais e revelam-se de forma clara nas organizações, ainda que não sendo ou tendo uma natureza industrial. Confirmou-se assim que numa estrutura “recente” (a estrutura e modelo de funcionamento das Escolas de Hotelaria e Turismo foram revistas e reformuladas em 2008), os parâmetros e elementos distintivos das referidas Teorias se mantêm e condicionam fortemente o seu “modus operandi”, e, eventualmente, condicionando os seus resultados, a forma como é visto pelo meio externo onde desenvolve a sua actividade.
Metodologicamente, recorreu-se à análise dos Diplomas Legais de constituição quer do Turismo de Portugal, IP quer das suas Escolas de Hotelaria e Turismo, e também dos regulamentos internos em vigor nas referidas organizações, acompanhado pelo estudo das Teorias dos referidos autores.
Daqui surgiu uma análise integrativa dos resultados consubstanciada na parte final deste trabalho, que nos levou a concluir que de facto a influência, diríamos mesmo interferência, dos parâmetros verificados, condiciona de forma clara e evidente o funcionamento destas organizações e os resultados por ela alcançados.
2. O Turismo de Portugal
2.1. Caracterização do organismo
O Turismo de Portugal, I.P. é a Autoridade Turística Nacional, integrada no Ministério da Economia e

Relacionados