As duas grandes revoluçoes que tranformaram a ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Curso de Relações Internacionais

Ana Ligia Moreira
Fernanda Rodriguez Cardoso
Samira Alva Espicalquis

As duas grandes Revoluções que transformaram a ordem mundial.

Para a aprovação na disciplina de
História das Relações Internacionais
Sob orientação do professor Sidney Leite.

São Paulo
2006

Introdução
A pesquisa abordadatendo como base o livro “História das Relações Internacionais” (Antônio Carlos Lessa, 2005) manifesta a importância das duas grandes revoluções para o sistema intencional, sendo estas seguidas de maneira cronológica e finalizadas com seus impactos internacionais ao longo do tempo.
Sendo este assunto, claramente pertinente para compreender a raiz da funcionalidade da ordem mundial na atualidadeo trabalho tem o objetivo de traçar uma linha que se compactue com o entendimento das transformações que vigoram nos dias de hoje.

Sumário
A Revolução Francesa e seus impactos internacionais.................................
A Ascensão da Inglaterra................................................................................
A Revolução Industrial na Inglaterra e suas conseqüênciasexternas.............
A Industrialização da Europa..........................................................................
A Economia mundial em transformação............................................................

1) A Revolução Francesa e seus impactos internacionais
O cenário francês no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado eraformado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Se presenciava a falta de democracia, pois ostrabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia ) ou condenados à guilhotina.
A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei,sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (  trabalhadores, camponeses e burguesia ) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
• A Revolução Francesa ( 14/07/1789 )
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que opovo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumiamuito bem os desejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a...
tracking img