As duas grandes revoluçoes que tranformaram a ordem mundial

Páginas: 18 (4344 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Curso de Relações Internacionais

Ana Ligia Moreira
Fernanda Rodriguez Cardoso
Samira Alva Espicalquis

As duas grandes Revoluções que transformaram a ordem mundial.

Para a aprovação na disciplina de
História das Relações Internacionais
Sob orientação do professor Sidney Leite.

São Paulo
2006

Introdução
A pesquisa abordadatendo como base o livro “História das Relações Internacionais” (Antônio Carlos Lessa, 2005) manifesta a importância das duas grandes revoluções para o sistema intencional, sendo estas seguidas de maneira cronológica e finalizadas com seus impactos internacionais ao longo do tempo.
Sendo este assunto, claramente pertinente para compreender a raiz da funcionalidade da ordem mundial na atualidadeo trabalho tem o objetivo de traçar uma linha que se compactue com o entendimento das transformações que vigoram nos dias de hoje.

Sumário
A Revolução Francesa e seus impactos internacionais.................................
A Ascensão da Inglaterra................................................................................
A Revolução Industrial na Inglaterra e suas conseqüênciasexternas.............
A Industrialização da Europa..........................................................................
A Economia mundial em transformação............................................................

1) A Revolução Francesa e seus impactos internacionais
O cenário francês no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado eraformado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Se presenciava a falta de democracia, pois ostrabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia ) ou condenados à guilhotina.
A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei,sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (  trabalhadores, camponeses e burguesia ) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
• A Revolução Francesa ( 14/07/1789 )
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que opovo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumiamuito bem os desejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O SÉCULO XX E AS DUAS GRANDES GUERRAS MUNDIAIS
  • Duas Revoluções dois destinos
  • Ordem Mundial
  • Ordem mundial
  • Ordem Mundial
  • ordem mundial
  • Ordem mundial
  • Velha ordem mundial x nova ordem mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!