As drogas e a historia da humanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As drogas e a história da humanidade

Carneiro (2009), através de uma análise história sobre o uso de substâncias psicoativas, afirma que as drogas (como são denominadas atualmente) foramimportantes como analgésicos da dor física e espiritual da humanidade; além de fornecerem energia para atividades vitais em tempos mais remotos, como na caça e no combate. Deste modo, a questão das drogas nãodeveria ser vista como um problema em si, já que está associada à cultura humana desde tempos remotos.
Segundo o autor, na Grécia clássica o vinho era considerado uma grande realização culturalhumana, e servia inclusive como um instrumento de educação ao cidadão, pois permitiria que se conhecesse melhor a si próprio. Deste modo, vários filósofos gregos falam sobre a temperança; que estariarelacionada ao uso correto, isto é, ao equilíbrio e a moderação na utilização desta droga. No âmbito da espiritualidade humana, o judaísmo sacralizou o vinho, dando inicio a seu uso enquanto instrumentode devoção; e posteriormente no cristianismo o vinho passa a encarnar a própria divindade.
Segundo McKenna (1995), nas culturas pré-colombianas da América latina, diversas plantas com efeitospsicoativos eram usadas em rituais religiosos, com o objetivo de promover uma aproximação entre o homem e o mundo espiritual. Para o autor, o uso de algumas espécies de fungos e vegetais alucinógenos, comoo Peyote (Lophophora williamsii), os cogumelos do gênero Psilocybe (Psilocybe mexicana) e várias outras plantas, tinham uma importância muito mais fundamental daquela descrita por Carneiro. ParaMcKenna o uso destas substâncias não está associado unicamente a efeitos analgésicos ou estimulantes, mas sim ao contato direto entre o homem e o mundo espiritual.
Em meados dos anos quarenta iniciou-seum crescente interesse por parte da cultura ocidental pelos estados de consciência provocados por essas substâncias. Tal fato teve o seu ápice na década de sessenta e culminou com a política...
tracking img