As doenças no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DOENÇAS NO BRASIL

Maria Elvina Mendes[1]


Ao longo da História do Brasil, tivemos diversos momentos significativos em todos os campos. Dessa forma, não podemos deixar de lado o temadoenças e os métodos que se desenvolveram visando encontrar uma forma de evitar, conter e combater o que – logo no início da História Oficial do Brasil[2] – parecia algo impossível.
Quando oseuropeus chegaram ao Brasil, entre os próprios indígenas já existiam estudos – se é que se pode chamar assim - sobre as melhores plantas para curar doenças que existiam nas tribos indígenas e, com achegada dos africanos, outras práticas que buscavam a cura passaram a fazer parte do cotidiano dos escravos, tanto na América Portuguesa quanto no Brasil Império[3].
E por mais que o Brasilainda não fosse um Estado independente, sendo ainda colônia de Portugal, as autoridades constituídas buscavam formas de controlar surtos epidemiológicos entre livres e escravos e, o momento em que maisse via essas chamadas ações emergências, eram quando irrompiam surtos de varíola e febre amarela.
Uma dessas práticas utilizadas para controlar os surtos era a higienização de locais comoportos onde desembarcavam grande quantidade de escravos e também em portos onde se escoavam as produções de açúcar, principalmente no período colonial. O interessante que se destaca nesse período, é deque, uma vez controlado os surtos, as campanhas e ações governamentais eram desativadas.
Outro fator significativo é de que, por mais avanços que a ciência tenha feito ao longo dos séculos emesmo com a desvinculação da Igreja e do Estado, uma prática tradicional ainda se mantém nos dias de hoje: o curandeirismo. Muitas pessoas ainda acreditam mais em curandeiros do que em médicos eequipamentos avançados para diagnósticos, muitas vezes, deixando de lado um tratamento possivelmente mais eficaz, em privilégio de outros a base de especulações de charlatões.
Mas sem querer...
tracking img