As dificuldades para o profesor iniciante são apenas mas um desafio.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Deusilene vieira dos santos
Elane lima de oliveira

Projeto: projeto de pesquisa apresentado á disciplina de tcc do curso de pedagogia no centro de estudos superiores de Caxias da universidade estadual do maranhão como exigência da matricula detccc II.
Orientador (a):Natileide brito

Caxias-ma
2012
Súmario
1.Tema
2.Problema e hipótese
2.1Problema
2.2hipótese
3.objetivo
3.1objetivo geral
3.2objetivo especifico
4.justificativa
5.Referencial teórico
6.Metodologia
7.Recursos
8.Cronograma
Referencia

Tema : A pratica avaliativa do professor iniciante no primeiro ciclo do ensino fundamental em caxias-ma.

Problema1.
Como a inexperiência, a falta de embasamento teórico e a falta de técnicas adequadas para avaliar os alunos quantitativa e qualitativamente contribuir para que o professor iniciante fique limitado na sua pratica avaliativa?

Hipotese : se o professor não tem experiência; isto é, um acúmulo de conhecimentos decorrentes da prática; não possui base teórica, isto é, conhecimentos prévios sobreavaliação; e a falta de técnicas adequadas para avaliar, isto é, a falta de conhecimento para avaliar, então o professor ficará limitado na sua prática avaliativa?

Problema 2. como o professor iniciante poderá desenvolver uma pratica avaliativa integral, com embasamento teorico pertinente, aproveitamento de experiencias de outros e a ultilização de tecnicas adequadas no primeiro ciclo doensino fundamental?

Hipotese : Se o professor iniciante, no primeiro ciclo do ensino fundamental, desenvolver atividades avaliativas: envolvendo as dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora da criança, tendo por base teórica o pensamento de Piaget e Vigotsky, isto é, que legaram à humanidade a teoria do desenvolvimento da criança e a teoria do desenvolvimento atual e proximal da pessoa,respectivamente; aproveitando experiencias exitosas de outros, isto é, reproduzindo refletidamente as experiências das gerações mais experientes; ultilizando tecnicas adequadas às mais variadas disciplinas e situações, então haverá uma avaliação integral do professo de ensino-aprendizagem da criança.

Objetivo Geral
Elaborar uma proposta metodológica de avaliação do primeiro ciclo do ensino fundamentalpara professores iniciante.

Objetivo especifico
Identificar quais os principais problemas que o professor iniciante enfrenta na hora de avaliar seus alunos.
Descrever processos de avaliação ultilizadas pelo professor iniciante.
Analizar como o professor iniciante avaliar seus alunos em caxias-ma.
Elaborar modelo teórico metodológico de avaliação no primeiro ciclo para professores iniciantes.justificativa

Educadores passaram muitos anos buscando a objetividade, a precisão, as respostas certas para os problemas de aprendizagem. Pouco si disse “não sei” as situações complexas enfrentadas e muitas si buscou em regimentos a justificativas para tomada de decisões sobre situações extraordinária com os alunos. Deixou-se, assim, de refletir sobre como si da o conhecimento pela rotinade repetir os encaminhamentos convencionais, reproduzindo a prática avaliativa das gerações mais antigas. Mais hoje, muitos questionam os ditames da avaliação tradicional, discordando, denunciando a sua incoerência. Quando um docente inicia a carreira começa também um novo ciclo da sua vida, passando de estudante a professor, arcando com todas as responsabilidades que daí advém. Com esta súbitamudança surge as dúvidas e as incertezas sobre a adequabilidade dos seus métodos e a fiabilidade da sua maneira de agir e pensar.
A prática pedagógica que é realizada nas escolas e que está integrada na formação inicial, muitas vezes, apenas prepara os futuros professores para “serem desenvolvidos e não para se desenvolverem’’.
O que está difícil e acreditar que existam muitos caminhos...
tracking img