As dificuldades no ensino da gramática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2365 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA GRAMÁTICA.

Fabiula Cristina da S. C. Cajado

RESUMO

Em torno das reflexões sobre o ensino da língua materna, tem-se discutido muito o papel da gramática nas aulas de português. A maneira como se tem tratado as questões gramaticais, a metodología empregada e o pouco interese dos alunos na aquisição da norma padrão. O objetivo geral é conhecer os problemas quetêm atingido o ensino da gramática normativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, trazendo uma obordagem de alguns teóricos tais como: Possenti, Bechara, Antunes, que reforçam a importância do ensino da gramática, não como a norma reguladora da língua, mas como meio de conhecimento a ser utilizada nas diversas situações que o meio social exige.

PALAVRAS-CHAVE: Gramática normativa.Gramática descritiva. Ensino.

ABSTRACT

Around the reflections on the teaching of mother tongue, has been much discussed the role of grammar lessons in Portuguese. The way he has handled issues of grammar, the methodology employed and the little interest as the students in the acquisition of standard pattern. In this pespectiva, the general goal is to understand the problems that have hit theteaching of grammar rules. This is a literature, bringing an obordagem some theorists such as Possenti, Bechara, Antunes, and others that reinforce the importance of teaching grammar, not as the standard regulatory language, but as a means of knowledge to be used in the various situations that require social environment.

KEY WORDS: normative grammar. Descriptive grammar. Teaching.

1. INTRODUÇÃOO estudo da língua portuguesa nas escolas de primeiro e segundo graus, tem por tradição o ensino da gramática, que para a maior parte dos alunos tem se tornado uma prática enfadonha, visto que o ensino da norma culta tem como objetivo a imposição de regras a serem seguidas , tais regras são repetidas todos os anos. O foco desta pesquisa intenta, no estudo da gramática, abordar a questão doensino da gramática normativa na escola e investiga porque razão os alunos acham desinteresante esse estudo.
O objetivo geral é fazer uma reflexão sobre o ensino da lingua materna para que as pessoas possam ter um olhar diferente sobre a gramática e propor ao professor de língua portuguesa propostas que possibilite ao aluno, saber adequá-la às circunstâncias da situação comunicativa de queparticipa. Tendo como objetivos específicos, discutir a métodologia utilizada nas aulas, como a utilização de livros que trazem uma listas de definições de terminologia todos os anos, e discutir a aplicabilidade da gramática nas aulas de língua portuguesa, caracterizar a função normativa da gramática escolar.
Este estudo foi realizado apartir de leituras sobre o ensino dagramática e pesquisas bibliográficas. A primeira parte trata do percurso histórico da gramática desde a primeira gramática que se tem notícia, passando pelos gregos, até a publicação da obra fundadora da linguística ( C.L.G ). No segundo tópico, aborda-se os tipos de grámatica que existem, os conceitos e uma pequena introdução ao estudo da gramática normativa. O terceiro tópico se trata daaplicabilidade da gramática normativa o apredizado, retratando alguns métodos do ensino, além do embasamento teóricos de alguns autores, seguido da importância do ensino nas aulas de língua portuguesa.
Para finalizar será retomado o tema sobre o ensino da gramática, onde a principal meta que as pessoas possam ter acesso a um olhar diferente sobre a gramática, um olhar voltado a investigação das línguas.2. PERCURSO HISTÓRICO DA GRAMÁTICA.

Os primeiros registros históricos que se a cerca de estudos gramaticais datam so séc. IV a.C. quando Pãnini estudou a língua sâncrita por motivos religiosos. Esses estudos surgiram pela necessidade de que os textos sagrados escritos no veda não sofressem modificações no momento de serem proferidos, com isso, esse gramático fez os primeiros estudos...
tracking img