As dificuldades do ensino da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Gilson Tavares Paz Júnior
Licenciatura plena em Matemática – UEPB
Especialização em Psicopedagogia – FIP/PB
Resumo
A Partir do cotidiano de mudanças e de vertentes inclinadas à socialização do conhecimento, vê-se que antigos preceitos de que a ciência é para poucos que a pesquisam está sendo corrompido pelas experiências atuais. Em específico, oconhecimento matemático e sua atitude pedagógica vêm sendo modificados através de pesquisas e de discussões acerca de sua eficiência, bem como, de sua aplicabilidade ao cotidiano e à real função social da construção do raciocínio matemático. Exige-se da matemática e do conteúdo utilizado atualmente que sejam de cunho informativo e também, até necessariamente, formativo, vez que é de plenaresponsabilidade do educador vislumbrar o uso de recursos atualmente disponíveis das mais diversas áreas e tipos, como, o uso da imprensa, do rádio, da televisão, da internet e de muitos outros meios.
PALAVRAS – CHAVE: Educação Matemática, atitude pedagógica, ensino - aprendizagem
Introdução
Diariamente, filhos de pessoas humildes utilizam uma matemática peculiar para realizarem com desenvoltura seuspropósitos, quer seja no campo, calculando quantidades de sementes para o plantio, ou mesmo, usando a geometria para calcular áreas a serem plantadas, usam ainda relações de proporções para calcular a quantidade certa, ou pelo menos aproximada de adubo. Financeiramente falando, utilizam porcentagem, juros, em fim, de uma forma peculiar e distinta. Em fim, utilizam conhecimentos matemáticos que a escola ofaz omitir pelo simples óbice de não estarem perfeitamente ligados a currículos velhos, cansados e obsoletos.
Há um choque de idéias e de comportamentos, pois a escola faz com que o aluno se distancie do seu mundo por algum tempo, como se os alunos tivessem dupla personalidade instrutiva. Eles têm que aprender a matemática que, de certa forma, não lhes servirá (ao menos momentaneamente), paradeixar de lado aquela velha matemática que ele usa e abusa em seu cotidiano e da qual poderia tirar mais e melhores proveitos.
1. AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
1.1 Iniciando com os problemas
            As dificuldades de aprendizagem bem como as deficiências no ensino da matemática constituem, já há algum tempo, preocupação para os estudiosos cujas investigações são dedicadas àsquestões inerentes à aplicação de metodologias no ensino da matemática, assim como ao refinamento da compreensão desta ciência tão discriminada pela exatidão de seus métodos.
A falta de tempo do educador leva-o a certos impedimentos de modificar sua prática pedagógica tendo como referencial um plano que sane as dificuldades diárias. É esse obstáculo na vida profissional do professor, especificamente o dematemática, que o faz viver em constante reflexão acerca de quão grande problemática. "Resta acrescentar ainda que a união entre teoria e prática é, talvez, uma das melhores formas de superar a mediocridade na educação escolar." (FLORIANI, 2000)                  
            Entre as deficiências apontadas como resultado na crise do ensino, destaca-se a competência matemática do aluno que nãovem correspondendo às séries que estes pertencem, o que decorre naturalmente dos professores estarem a se queixar de que os níveis de conhecimentos matemáticos dos seus alunos não condizem à sua série escolar.
Freqüentemente, ouvimos professores lamentando que os alunos não gostam da matemática e que têm dificuldade de resolver pequenas operações e por isso são discriminados em sala de aula. Porémvale salientar as palavras de Piaget: "Os educadores, todos nós, precisamos encontrar formas eficientes de ensino e aprendizagem em nossa sociedade...".
            Pois, conforme o mesmo faz menção, infelizmente o ensino da matemática, tradicionalmente, ainda se faz sem referência ao que os alunos já sabem ou precisam saber. Apesar de todos reconhecermos que os alunos podem aprender sem que...
tracking img