As dificuldades ao decidir investir em tic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL









JACIARA SOARES SILVESTRE
201001058186
Turma: 9017







AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADA








FLORIANÓPOLIS
19/03/2010

1. As dificuldades ao decidir investir em TIC.
Uma pesquisa feita pela Microsoft sobre os investimentos de TI, aponta que para o ano de 2009, 55% das pequenas e médiasempresas deveriam manter ou aumentar os investimentos na área de TI.
Mais recentemente temos uma pesquisa divulgada em Dezembro de 2009, pelo SEBRAE – SP apontando que os pequenos e médios empresários paulistas pretendem aumentar os investimentos nos negócios em 2010. O estudo constatou que 72% dos donos de empresa acreditam que, o faturamento irá crescer e 71% planejam gastar, principalmente eminovação tecnológica, compra de máquinas, equipamentos e reforma das instalações.
Um dos fatores que pesam bastante na decisão é a visão de custo e não investimento. O empresário brasileiro é mais conservador e só se decide por um determinado investimento em meio a soluções que deram certo., Se tem o receio nítido de se investir em algo que não dê retorno no curto prazo, provocando a aplicação de um ououtro recurso de TI de cada vez, levando muitas vezes a aquisição de vários sistemas que não se falam entre si.
Já se percebe que as PMEs brasileiras não veem mais a tecnologia como um gasto, mas como uma oportunidade.
Diante desse cenário, o Sr. Harvey, percebeu que o seu negócio sem soluções de TI não conseguiria atender o crescimento que já alcançara e claro manter a vitalidade da empresa.Porém, a simples aquisição de equipamentos, não foi o suficiente.
Nesse escopo, temos as dificuldades do Sr. Harvey já pontuadas por muitos autores, das quais podemos citar:
· Infra-estrutura;
· Licenças de programas;
· Pessoal qualificado;
· Sistemas de telecomunicações;
· Treinamentos;
· Consultorias;
· Terceirização,
· Conhecimento administrativo do empresário,
Este últimoexemplificado pelos relatos do gerente e funcionários no levantamento de necessidades que foi feito quando comparado com a aplicação dos equipamentos de informática existentes na empresa.
Os computadores necessitam de uma série de complementos, em face desta situação os empresários e gerentes de área passam a ter a necessidade de definirem melhor seus objetivos, quantificando seus custos ebenefícios ganhos com a implantação da tecnologia, afim de justificarem seus desembolsos.
Desta forma, as empresas passam a ter a necessidade de se informatizarem com o intuito de agilizar seus processos e reduzir custos. Além disso um problema que surge com a adoção da TI, são os gastos necessários à implantação, manutenção e melhoria dos sistemas utilizados(XXV ENEGEP).
Não só isso, mas justificaras despesas e medir a eficiência com que os novos sistemas impactam nas atividades da empresa é uma nova tarefa que surge.
Schaicoski (2002), descreve que a constante evolução dos negócios, mercado e economia que estão ocorrendo causam uma turbulência acentuada, e neste cenário, a TI pode se tornar um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de uma empresa, contribuindo de forma a torná-la,ágil, flexível e capaz de se adaptar aos revezes do cenário econômico.
Uma dificuldade para as empresas vem dos benefícios intangíveis, que são bem difíceis de se quantificar, e também os custos ocultos de TI, que muitas vezes estão escondidos nas atividades inerentes ao processo de implementação e que acabam sendo ignorados. O grande desafio é a capacidade de conseguirem avaliar seusinvestimentos em TI, tanto os custos/benefícios tangíveis, e os custos/benefícios intangíveis, que podem se revelar, em muitos casos, fatores chaves no processo da tomada de decisão. A área de TI deve desempenhar um papel estratégico dentro da organização, com especial atenção sobre seus investimentos, tornando-os ganhos e vantagens competitivas e não sendo tratados como apenas mais um investimento da...
tracking img