as diferença eentra as revolução americana e Francesa

371 palavras 2 páginas
AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS REVOLUÇÕES FRANCESA E AMERICANA - A Revolução Americana de 1776 teve suas raízes na assinatura do tratado de Paris.
- A Revolução Americana foi, na sua origem, um movimento de resistência e de revolta contra o domínio britânico, mais concretamente contra a forma como mesmo domínio foi exercido nas colônias norte-americanas no período que se seguiu à Guerra dos Sete Anos.
- Declaração da Idependencia dos EUA .
-A Revolução Francesa foi influenciada pelas ideias do iluminismo e pela Independencia Americana e suas causas podem ser divididas em quatro grupos: politicas, sociais, econômicas e intelectuais.
-A Revolução Francesa de 1789 gfaz parte do contexto das Revoluções Burguesas que promoveram a superação do feudalismo no mundo ocidental.
- Na Revolução Americana, o cidadão modelava as instituições, na Francesa, eram as instituições que modelavam o cidadão.
-A Revolução Americana foi uma revolta das colônias contra um rei estrangeiro, enquanto a Revolução Francesa foi uma revolta das classes mais baixas dentro de seu próprio pais.
-A questão social passou a significar para todas as revoluções, exceto para a Americana, o problema mais urgente de ser resolvido politicamente.
-A Revolução Americana, ao restringir os direitos civis, foi vitoriosa exatamente onde a Francesa fracassou, ou seja, na tarefa de fundação.
-A Revolução Americana contou com um contexto histórico favorável, ocorrendo em um pais que desconhecia a difícil situação na miséria popular e entre um povo que tinha larga experiência de autogoverno.
-A Declaração de Independencia dos EUA, publicada pelo Congresso em nome das colônias, contem uma referencia aos direitos naturais e inalienáveis da humanidade, como fundamento de todo o governo e que o direito do povo a mudar essa forma de governo provém, logicamente, desses direitos.
-A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na frança, foi fundamentada essencialmente no direito natural, afirmando-se

Relacionados