ORIENTADORA: JOELMA

ACADÊMICA: ANA LUCIA FERREIRA CHAVES

FASCÍCULO: Pedagogia da Infância I








JAURU, SETEMBRO DE 2013
AS DIFERENTES FUNÇÕES QUE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS FORAM ASSUMINDO E QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA A PRESENÇA FEMININAFRENTE A ESSE TRABALHO

Alicerçado em um caráter extremamente assistencialista surge as primeiras creches no Brasil no fim do século XIX e início do século XX. Para Didonet (2001) o alto índice de mortalidade infantil, a desnutrição generalizada e o número significativo deacidentes domésticos, fizeram com que alguns setores da sociedade, dentre eles os religiosos, os empresários e educadores, começassem a pensar num espaço de cuidados da criança fora do âmbito familiar. Com essa preocupação, ou com esse “[...] problema, que a criança começou a ser vista pelasociedade com um sentimento filantrópico, caritativo, assistencial é que começou a ser atendida fora da família” (DIDONET, 2001, p. 12).
Ainda segundo o autor:
Enquanto para as famílias mais abastadas pagavam uma babá, as pobres se viam na contingência de deixar os filhos sozinhos oucolocá-los numa instituição que deles cuidasse. Para os filhos das mulheres trabalhadoras, a creche tinha que ser de tempo integral; para os filhos de operárias de baixa renda, tinha que ser gratuita ou cobrar muito pouco; ou para cuidar da criança enquanto a mãe estava trabalhandofora de casa, tinha que zelar pela saúde, ensinar hábitos de higiene e alimentar a criança. A educação permanecia assunto de família. Essa origem determinou a associação creche, criança pobre e o caráter assistencial da creche.

A partir daí um número significativo de creches foicriado, não pelo poder público, mas exclusivamente por organizações filantrópicas. Destaca-se que, se por um lado, os programas de baixo custo, voltados para o atendimento às crianças pobres, surgiam no sentido de atender às mães trabalhadoras que não tinham onde deixar seus filhos, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). AS DIFERENTES FUNÇÕES QUE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS FORAM ASSUMINDO E QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA A PRESENÇA FEMININA FRENTE A ESSE TRABALHO. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Fun%C3%A7%C3%B5es-Que-Creches-e/39732058.html

MLA

"AS DIFERENTES FUNÇÕES QUE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS FORAM ASSUMINDO E QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA A PRESENÇA FEMININA FRENTE A ESSE TRABALHO" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Fun%C3%A7%C3%B5es-Que-Creches-e/39732058.html>.

MLA 7

"AS DIFERENTES FUNÇÕES QUE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS FORAM ASSUMINDO E QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA A PRESENÇA FEMININA FRENTE A ESSE TRABALHO." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Fun%C3%A7%C3%B5es-Que-Creches-e/39732058.html>.

CHICAGO

"AS DIFERENTES FUNÇÕES QUE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS FORAM ASSUMINDO E QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA A PRESENÇA FEMININA FRENTE A ESSE TRABALHO." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Fun%C3%A7%C3%B5es-Que-Creches-e/39732058.html.