As diferenças e semelhanças do brincar na infância antiga e atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Diferenças e Semelhanças do Brincar na Infância Antiga e Atual

Independente de época, cultura e classe social, os jogos e os brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundode fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz-de-conta se confundem. (Kishimoto, 2000).
Brincar é especificamente da fase da infância e é direito de toda criança, nãoexiste infância sem o verbo brincar, pois o brincar traz alegria, liberdade mexe com a imaginação e contribuí para a sua habilidade motora, cognitiva e afetiva.
Portanto brincar é o trabalho da criança,um ato muito sério, é por meio de suas conquistas nas brincadeiras ela afirma seu ser, proclama seu poder e sua autonomia, explora o mundo, faz pequenos ensaios, compreende e assimila gradativamentesuas regras e padrões, absorve esse mundo em doses pequenas e toleráveis.
Vários autores têm caracterizado a brincadeira como a atividade ou ação própria da criança, voluntária, espontânea,delimitada no tempo e no espaço, prazerosa, constituída por reforçadores positivos intrínsecos, com um fim em si mesma e tendo uma relação íntima com a criança (Bomtempo, 1987; Brougère, 1997; De Rose e Gil,1998; Kishimoto, 1997; Piaget, 1978; Santos, 1998; Wajskop, 1995).
Partindo-se de uma perspectiva histórica, desde a Antiguidade as crianças participavam de diversas brincadeiras como forma dediversão e recreação (Wajskop, 1995). Jogos de demolir e construir, rolar aros, cirandas, pular obstáculos são exemplos de brincadeiras existentes desde a Antiguidade (Fundação Roberto Marinho, 1992).Por outro lado, vale ressaltar que apenas na era do Romantismo que a brincadeira passou a ser vista como expressão da criança e a infância a ser compreendida como um período de desenvolvimentoespecífico e com características próprias. Neste período as principais brincadeiras eram: piões, cavalinhos de pau, bola etc. (Kishimoto, 1990).
Já no século XX, outros pesquisadores começaram a...
tracking img