As diferenças entre o modelo Shareholder e o modelo Stakeholder
Shareholder
É um modelo muito usado no Reino Unido e nos Estados Unidos da América, onde as empresas cotadas em bolsa possuem umcapital disperso por um grande número de acionistas. Os shareholders são os investidores que avançam o capital aos gestores de uma empresa. Estes por sua vez gerem o dinheiro dos shareholders de acordocom as deliberações dos mesmos. Este modelo passa por uma delegação de poderes do acionista no administrador. Esta interação entre shareholders e administradores torna estes últimos vulneráveis aosresultados que possam advir da sua gestão. Sendo a sua função, a de maximizar o retorno no investimento dos shareholders, estão também, sujeitos à avaliação destes no que respeita ao seu desempenho. Acompetitividade dos mercados leva a que os cargos do administrador sejam efêmeros e sujeitos a grande pressão. O que obriga a um cuidado redobrado na definição de estratégias para satisfazer asnecessidades dos shareholders, sob pena de virem a ser substituídos. A teoria de Shareholders é muitas vezes mal interpretada, sendo apontada como uma visão dos administradores à luz da qual “devem fazertudo o que podem para criar lucro”
Stakeholder

O autor desta teoria Eduard Freeman define stakeholders como “qualquer grupo ou individuo que possa afetar ou é afetado pelo alcance dos objetivosorganizacionais”.
Segundo esta perspectiva de gestão, o principal objetivo deixa de ser a criação de valor apenas para os acionistas, mas para todos os envolvidos.
De acordo com esta teoria, osgestores têm duas responsabilidades: garantir que os direitos éticos dos stakeholders não são violados e equilibrar os interesses dos mesmos, quanto da tomada de decisões



Shareholder versusStakeholder

Os modelos e teorias apresentados não podem ser vistos como fatos, isolados mas complementares. A gestão das empresas deve ser uma conjugação de forças baseada numa estratégia bem definida,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). As diferenças entre o shareholder e stakeholder. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferen%C3%A7as-Entre-o-Shareholder-e/400681.html

MLA

"As diferenças entre o shareholder e stakeholder" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferen%C3%A7as-Entre-o-Shareholder-e/400681.html>.

MLA 7

"As diferenças entre o shareholder e stakeholder." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferen%C3%A7as-Entre-o-Shareholder-e/400681.html>.

CHICAGO

"As diferenças entre o shareholder e stakeholder." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferen%C3%A7as-Entre-o-Shareholder-e/400681.html.