As dez classes gramaticais - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Química
(Manganês)

Isabella Segalla de Souza nº7 1ºB
Prof.ª Gislaine

Índice
Introdução ................................................ p.3
Principais Minérios ................................... p.4
Localização das principais jazidas ............ p.6
Transformações químicas ........................ p.7
Aplicações na indústria e nocotidiano ..... p.9
Dados mundiais e nacionais ..................... p.10
Impactos socioambientais ....................... p.13
Descarte e reciclagem .............................. p.15
Reportagem sobre os problemas ............. p.16
Conclusão ................................................. p.23
Bibliografia................................................ p.24Introdução
Esse trabalho é sobre o manganês é um metal cuja importância cresce a cada dia em todo o
mundo. É basicamente um insumo siderúrgico, sendo consumido na forma de
minério durante a fabricação de ferro gusa e adicionado ao aço na forma de ferroliga.






Principais Minérios[1]
O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país sedestaca principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.

O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum. Atualmente a produção é de aproximadamente 235 milhões de toneladas ao ano, o país ocupa o segundolugar na produção desse minério em nível mundial.

A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país. A produção anual gira em torno de 17,4 milhões de toneladas, figurando como o terceiro maior produtor em escala planetária.

Anualmente são extraídos cerca de 1,3 milhão de toneladas de manganês e essevolume de produção faz com que o país ocupe o terceiro lugar da produção mundial. As jazidas principais se encontram na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Países como Japão e Estados Unidos importam quase 50% da produção total nacional.

Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o que faz dopaís o maior produtor mundial. Esse minério tem seu uso difundido na fabricação de equipamentos de tecnologia de ponta.

Localização das principais jazidas[2]
O Brasil possui a sexta maior reserva do mundo de manganês, sendo aproximadamente 53.790 toneladas. As jazidas de manganês mais importantes estão localizadas na Serra dos Carajás (PA) e no Quadrilátero do Ferro (MG). 
Cerca de 95% domanganês é aproveitado na indústria, e essa grande utilização faz deste minério estratégico, pois seus principais consumidores, como os EUA, França, Alemanha, Japão, não possuem reservas. 

Transformações químicas envolvidas no processo[3]
A equação abaixo ilustra a reação experimentada:
2KMnO4 + 10FeSO4 + 8H2SO4  2MnSO4 + 5Fe2(SO4)3 + K2SO4 + 8H2O
Note-se acima a formação de três saisdiferentes, e que o número de oxidação (nox) do manganês e do ferro mudam.
Os íons ferrosos têm coloração verde pálida. Ao se adicionar o permanganato de potássio, o átomo Mn+7 do íon permanganato, que tem cor vermelho-violeta, é reduzido para o íon Mn+2, que é incolor. Ao mesmo tempo os íons ferrosos são substituídos por íons férricos (Fe+3), que têm coloração marrom-alaranjados. A cada adição de uma gotade permanganato de potássio, mais íons ferrosos são oxidados. Quando todos os íons ferrosos são oxidados para íons férricos, os íons permanganato adicionados não são mais reduzidos, somente emprestando sua coloração violeta à solução.
Aqui, os íons permanganato agiram como oxidantes (pois receberam elétrons) e os íons ferrosos agiram como redutores (pois doaram elétrons, ou seja, reduziram...
tracking img