As Dermatologistas Garantem Prote O Pele Atrav S De Produtos Com FPS 15 Que Permite A Exposi O Radia O Ultravioleta 15 Vezes Mais Tempo Do Que Sem O Filtro

324 palavras 2 páginas
As dermatologistas garantem proteção à pele através de produtos com FPS 15 que permite a exposição à radiação ultravioleta 15 vezes mais tempo do que sem o filtro, por exemplo se sua pele demora 10 minutos para se queimar, com um FPS 15, sua pele vai demorar 150 minutos para se queimar. O fator de proteção solar (FPS) é calculado com base na dose eritematogênica mínima, que é quantidade mínima de exposição ao sol para que um indivíduo forme um eritema, ou seja, fique com a pele vermelha devido ao UVB. Esse número varia de acordo com a cor da pele.
O protetor solar deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição solar, em quantidades generosas (2 a 3g na face e mãos e 30g para todo o corpo) devendo ser reaplicado após contato com a água e transpiração excessiva. Mesmo os “resistentes a água’’ devem ser reaplicados após transpiração ou atividade na água e transpiração ou atividade na água a cada 2 horas.( Pathak, MA. Sunscreens, 1982 – Rieger, M.M, 1989 – Loren P, 2003 ET AL)

Proteção Infantil
Crianças e Homens merecem grande atenção quanto à exposição solar.
No caso das crianças o FDA (Food and Drug Administration) recomenda o uso de protetor solar somente para crianças acima 6 meses de idade, pois antes desta idade há uma maior absorção percutânea e o sistema excretório da pele não está ainda totalmente desenvolvido, podendo haver maior toxicidade. A prática da proteção solar através do uso de filtros solares nos primeiros 18 anos de vida, diminui em até 85% o risco de desenvolvimento do câncer de pele na idade adulta. Com relação aos homens, fazem menos uso de protetor solar que as mulheres e apesar da pele do homem ser mais grossa que a da mulher, a ação dos raios solares é a mesma e são eles os que mais morrem de câncer de pele, um número maior do que os atingidos pelo tumor de próstata.

Relacionados