as dels

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





















Lucas Simões Porto
Nº 29 3ºA
................................................INTRODUÇÃO..............................................

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ouisenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércioentre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.

...........................DESENVOLVIMENTO...........................

O que é?
Blocos econômicos são parcerias que os países fazem entre si com o objetivo de facilitar as transações comerciais entre as nações envolvidas, por meio de incentivos fiscais e redução detarifas alfandegárias. Eles servem para aproximar e estimular a relação entre esses países proporcionando o crescimento mútuo.

Definição
São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. O primeiro bloco surge na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE), atual União Européia (UE). Mas a tendência de regionalização da economia sóse fortalece nos anos 90, com o fim da Guerra Fria. Na América se destacam o Nafta, o Mercosul e, em menor grau, o Pacto Andino e o Caricom; na Europa, a UE e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI); na África há o SADC; na Ásia, o Asean. Também está em fase de implantação o bloco transcontinental Apec, que reúne países da América e da Ásia, e continuam as negociações para a formação de umbloco abrangendo toda a América, o Alca.
Tipos de blocos
Os blocos econômicos classificam-se em; Zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
Característica de Cada Tipo de Bloco
Na zona de livre comércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. A união aduaneira, além de abrirmercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco. Já o mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

Etapas de integração
Zona de Livre comércio: tem a finalidade de livre comércio entre os membros do bloco – NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio - North American Free Trade Agreement), que envolve Canadá, EUA eMéxico. Neste tipo de acordo o objetivo é de facilitar o transito de mercadorias e empresas entre os países membros, todavia impossibilita o livre acesso de pessoas.

União Aduaneira ou Alfandegária: “Um estágio intermediário entre a zona de livre comércio e o mercado comum, além da abolição das tarifas alfandegárias nas relações comerciais no interior do bloco, é definida uma Tarifa Externa Comum,que é aplicada aos países de fora da união.” – O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é um exemplo dessa integração, que tem como definida uma Tarifa Externa Comum (TEC), “serve para que todos cobrem um imposto de importação comum, para evitar que algum membro dê tratamento diferenciado a determinado setor e se torne porta de entrada de produtos que poderiam circular livremente dentro do bloco”Mercado Comum: Nesse tipo de bloco procurasse criar uma integração entre os países membros, no qual não fica só nas tarifas de importação, mas tende a padronizar as legislações econômicas, trabalhistas, ambientais, livre circulação de pessoas, serviços e capitais, etc. A antiga Comunidade Européia era um exemplo dessa etapa de integração.

União Econômica e Monetária: Nesse tipo de bloco as...