as definiçãoe de planejamneto

1245 palavras 5 páginas
• As definições de Planejamento.
O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:
Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguir. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.
Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.
Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.
Livro: Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (sexta edição)
• Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (ideias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que

Relacionados