As culturas indigenas americanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES

1- As comunidades indígenas são muito diferentes umas das outras. No momento da chegada dos europeus, a partir do século XV, a Europa tomou conhecimento da diversidade cultural dos habitantes do Novo Mundo.
a) Explique as principais características da vida politica, econômica, social e religiosa das sociedades caçadoras e coletoras.

Nessas sociedades não existiam umpoder politico centralizado que determinasse o que as pessoas deveriam fazer e que punisse quem não obedecesse às regras. Praticavam a agricultura além da caça e pesca como economia, dependendo do número de seus membros, cada sociedade indígena podia reunir varias aldeias e controlar um extenso território e eram politeístas.

b) Compare as sociedades caçadoras e coletoras com as grandescivilizações agrícolas, utilizando os critérios da questão anterior.

As sociedades caçadoras e coletoras se identificavam muito com as grandes civilizações agrícolas, pelo o fato do modo de vida, a economia e a religião. Diferenciavam-se um pouco na questão politica, porque nas grandes civilizações cada uma tinha uma forma de liderança diferente uma da outra.

2- Releia o itemCulturas complexas (página15). Agora compare a cultura dos incas, astecas e maias com as sociedades orientais do Egito e da Mesopotâmia. Utilize, como critérios de comparação, as invenções, os aspectos religiosos, a arquitetura, a organização politica e a arte.

3- O texto A educação indígena, na pagina 10, destaca que o número de índios com acesso a educação no Brasil vem aumentando, inclusive noensino superior. Com base nessa informação, dê um exemplo de projeto politico cujo objetivo e facilitar o acesso e a permanência do indígena à educação superior. Debata com seus colegas os pontos positivos e os pontos negativos desse tipo de projeto.

Programa E’ma Pia de Acesso e Permanência de Indígenas ao Ensino Superior. Trata-se de uma ação do Núcleo Insikiran da Universidade Federal deRoraima voltada para atividades de extensão e pesquisa e para garantir meios efetivos de propiciação do acesso e da permanência de indígenas ao ensino superior no estado de Roraima.
Trás como ponto positivo à criação de uma universidade abrangente do gênero no País, onde os índios não se sentiram excluídos da sociedade, mas sim inclusos em um meio universitário. Sabe-se que pode considerar como pontonegativo em relação à cota que para os povos indígenas tem um maior número em relação às outras pessoas.

4- Explique, de acordo com o texto O significado ritual da antropofagia, na página 14, o significado do canibalismo para os tupis e os efeitos que o processo de colonização trouxe para esse ritual.

Para os tupis, os festins canibais eram desdobramentos das guerras, onde depois decapturado pelos guerreiros, o inimigo era conduzido à aldeia pelas mulheres, onde, mais tarde, encontraria a morte em ritual que era marcado pela vingança e coragem. Com a colonização, esse ritual foi paulatinamente abandonado, provocando a perda de uma dimensão essencial da sociedade tupinambá: a identidade.

5- Leia o texto Os indígenas na América Latina hoje, na página 19, e responda.
a)Qual a proporção de indígenas na população latino-americana atual?

Constituem mais que uma pequena minoria da população (este é o caso na Argentina, Brasil, Chile e Costa Rica). Nos outros lugares, ao contrário, eles constituem uma porção significativa da população (como no Equador, México e Peru) ou mesmo uma maioria (como na Bolívia e Guatemala).

b) Quais os principais problemassociais enfrentados pela população indígena nos dias de hoje?

Pobreza, desnutrição, condições precárias de saúde e a falta de cuidados médicos e saneamento adequados.

c) Aponte o fato que, nos últimos anos, fortaleceu a luta dos povos indígenas a ponto de constituírem, atualmente, um elemento significativo no cenário sociopolítico da América Latina.

Os processos de aculturação.

6-...
tracking img