As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA

MARIA VANESSA FREITAS MORAES











A CAMINHO DE JERUZALÉM
Trabalho de avaliação da disciplina História II, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana– ESTF, Prof. Irineu.

















PORTO ALEGRE, 2012







INDICE



INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------
1. CONTEXTO HISTÓRICO ------------------------------------------------------------
1.1 Relações entre o poder religioso e o poder político -------------------------------
1.2 Motivo -------------------------------------------------------------------------------------------
2. CONCLAMAÇÃO DA CRUZADA--------------------------------------------------------
2.1 As expedições -----------------------------------------------------------------------------------
2.1 O fim das cruzadas ---------------------------------------------------------------------------
2.2 Consequências das cruzadas ----------------------------------------------------------------
CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------
BIBLIOGRAFIA -----------------------------------------------------------------------------------














INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa trata-se de assuntos sobre as Cruzadas, guerras travadas em nome do cristianismo durante a Idade Média, serviram a própósito politicos, sociais e religiosos diferentes. Embora muitos autores discordam do número exato dasCruzadas, a maioria afirma ter havido pelo menos sete e está de acordo sobre quatro das Cruzada mais importantes. Sendo uma guerra em nome da religião permanece em total contrate com a mensagem de amor e paz de Jesus. Àquela altura da história, porém, as pessoas consideram a Cruzadas como atos de fé e dever religioso.
Dentre as várias fases e períodos dentro da história da igreja cristã, a IdadeMédia com as Cruzadas foi um dos períodos mais marcantes em toda a sua história. Foi um período que envolveu muitas mudanças, tanto para a igreja como para a economia do mundo de então, principalmente na Europa. As Cruzadas tiveram causas, que levaram a igreja a agir, mas deste modo de ação, com batalhas, guerras por parte da igreja cristã, trouxe muitas conseqüências, que com certezainfluenciaram na vida da igreja cristã até aos dias de hoje.
Veremos a seguir que este período da Idade Média que foi um dos mais sanguinários em toda a história da igreja, no qual o objetivo central das Cruzadas era retomar o seu domínio sobre a Terra Santa que estava sob poder dos turcos, mas onde veremos que esse objetivo por vezes foi deixado de lado, partindo com interesses próprios de alguns, o quetrouxe conseqüências para as Cruzadas.









1. CONTEXTO HISTÓRICO
As Cruzadas tem a sua origem na peregrinação a Jeruzalém. Trata-se inicialmente de um rito de purificação e de penitência. Ao dirigir-se para a Palestina, o peregrino deseja participar da existência terrestre de Cristo e de seus sofrimentos. Poderar mesmo morrer no próprio local em que Jesus morreu, a fim deressuscitar com ele quando o Juízo. As dificuldades encontrada suscitam a idéia de peregrinações armadas (COMBLIY, 1993, p. 156).
As cruzadas podem ser expedições maciças que envolviam tanto peregrinos como verdadeiros exércitos militares, empreendidas contra incrédulos e hereges, sob a direção da Igreja durante a baixa Idade Média, que levavam à frente o sinal da Cruz, sinal dos cruzados, ligados porum voto comum de fidelidade à reconquista da Terra Santa pelos cristãos. Estas expedições tinham caráter internacional (LUCCHETTI, 2001, p. 140).
A intenção das Cruzadas situa-se no âmbito da fé e na possivel realização do poder temporal do Reino de Deus. Neste campo, reuni-se Cristandade e contexto feudal, como forças expansivas e, simultaneamente, com objetivos voltados para uma ordenação...
tracking img